MTEC Energia

Sancionada lei que institui campanha sobre cinomose canina

Imagem gerada por IA A norma, de autoria do deputado Robério Negreiros, visa promover ações educativas para informar a população sobre a tra...

Imagem gerada por IA

A norma, de autoria do deputado Robério Negreiros, visa promover ações educativas para informar a população sobre a transmissão, sintomas, formas de prevenção e tratamentos


Por Agencia CLDF* | Edição: Emerson Tormann

Foi sancionada e já está em vigor a Lei nº 7.384/24, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), que institui a campanha de conscientização sobre a cinomose canina. A legislação visa promover ações educativas para informar a população sobre a transmissão, sintomas, formas de prevenção e tratamentos. A doença, causada por um vírus, é considerada grave, altamente contagiosa, de difícil tratamento e pode levar à morte do animal.

Robério ressalta a gravidade da cinomose canina e a importância da vacinação - Imagem CLDF / Divulgação
Robério ressalta a gravidade da cinomose canina e a importância da vacinação - Imagem CLDF / Divulgação

“A prevenção se dá por meio de vacinas, que devem ser aplicadas quando o filhote tem entre 6 e 8 semanas de vida, com reforço anual. Evitar o contato com outros cães antes de vaciná-lo é também uma forma de prevenir a doença. Ao perceber qualquer sintoma, o tutor deve procurar um especialista imediatamente, pois somente o veterinário saberá diagnosticar e indicar o melhor tratamento”, afirma o autor da lei.

Cinomose canina

É uma doença viral e altamente contagiosa que afeta cães, especialmente filhotes que ainda não terminaram o esquema vacinal ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11). A doença é causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus, e pode ser transmitida pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes. 

Além disso, casinhas, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção. Os sintomas da cinomose canina incluem apatia, perda de apetite, diarreia, vômito, febre, secreções oculares e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões. A doença é grave e pode levar à morte se não for tratada a tempo. 

Para prevenir a cinomose, é fundamental que os tutores vacinem seus cães e evitem que eles tenham contato com outros cães, com o chão ou gaiolas que não foram higienizadas.

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Robério Negreiros

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário