MTEC Energia

Mercado e inovação: Joe Valle discute o futuro do agro

Bioinsumos, tecnologia e inovação no agronegócio são defendidos pelo engenheiro florestal Joe Valle O engenheiro florestal e produtor rural ...


Bioinsumos, tecnologia e inovação no agronegócio são defendidos pelo engenheiro florestal Joe Valle


O engenheiro florestal e produtor rural Joe Valle foi recentemente entrevistado no programa "Questão de Ordem" do canal Agro+ para falar sobre os avanços no agronegócio brasileiro. Valle trouxe insights interessantes sobre bioinsumos, tecnologia e tendências neste setor.

Segundo Valle, os bioinsumos - insumos biológicos obtidos de organismos vivos - são uma realidade crescente no país. As pesquisas da Embrapa têm descoberto microrganismos capazes de fixar nitrogênio, solubilizar fósforo e liberar potássio para as plantas, substituindo fertilizantes químicos. O uso de bioinsumos em larga escala é uma tendência mundial da agricultura regenerativa.

Questionado sobre o polêmico projeto de lei dos pesticidas, recentemente aprovado no Congresso, o engenheiro florestal Joe Valle ponderou que o debate democrático está sendo feito, mas lembrou das necessidades impostas pelo mercado.

Valle citou as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), cada vez mais adotadas por grandes empresas em resposta às demandas dos consumidores por sustentabilidade. Na visão do especialista, é preciso acompanhar as exigências do mercado.

Ele recordou que há 20 anos a ideia de produtos biológicos para o controle de pragas soava absurda, mas hoje os bioinsumos são uma realidade. Valle defendeu a evolução constante dos processos no campo e na pecuária.

Tecnologia e inovação

Novas tecnologias também estão chegando ao campo, como drones, internet das coisas e inteligência artificial. Valle aposta que em breve veremos uma "invasão" de drones na agricultura, pois ficam mais baratos e eficientes. É preciso, porém, democratizar o acesso à tecnologia também para pequenos produtores.

Na opinião do especialista, o país precisa superar a divisão entre "agricultura familiar" e "agronegócio". Todos produzem alimentos e merecem apoio. Ele defende mais investimentos em assistência técnica, extensão rural e transferência de renda para fixar os jovens no campo.

Quanto ao futuro, Valle vê potencial para o Centro-Oeste se tornar grande produtor de frutas e vinhos, com uvas e amoras já dando bons resultados no Distrito Federal. É hora de agregar valor à produção com agroindústria e trazer o conhecimento científico para melhorar a produtividade de todos os agricultores.

Assista na íntegra a entrevista:

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário