MTEC Energia

2024: o ano do diálogo no setor elétrico

2024 será o ano do diálogo no setor elétrico, e especialmente trabalhoso para os profissionais de relações institucionais. Na imagem: Plená...

2024 será o ano do diálogo no setor elétrico, e especialmente trabalhoso para os profissionais de relações institucionais. Na imagem: Plenário da Câmara visto da Galeria, no 2o andar (Foto: Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)
2024 será o ano do diálogo no setor elétrico, e especialmente trabalhoso para os profissionais de relações institucionais. Na imagem: Plenário da Câmara visto da Galeria, no 2o andar (Foto: Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)

Ano será especialmente trabalhoso para a turma que faz relações institucionais para o setor de energia elétrica


Por Fernando Teixeirense - EPBR

O ano que chega será especialmente trabalhoso para a turma que faz relações institucionais para o setor de energia elétrica. Em 2023, o Congresso Nacional atuou decisivamente em temas importantes, que trarão impactos relevantes para o setor.

O parlamento é quem tem a prerrogativa para criar leis e decidir alguns caminhos na tentativa de melhorar as condições de vida dos brasileiros. E a sociedade civil organizada tem o direito, na verdade o dever, de participar dos debates na “Casa do Povo”, levando seu entendimento sobre as pautas apresentadas por deputados e senadores.

É assim que funciona o jogo democrático. É por meio do diálogo que todos os atores que participam do processo decisório devem se apresentar para o jogo, com respeito às instituições e, sobretudo, com transparência sobre as decisões que impactam a vida dos 203 milhões de brasileiros.

Algumas decisões dos parlamentares passaram pelo escrutínio de associações, imprensa, formadores de opinião e especialistas do setor, como o PL 11247/2018, das Eólicas Offshore, aprovado em novembro na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal para apreciação.

Foi um processo polêmico, mas que serve como grande exemplo do que podemos evitar em 2024 e como devemos agir, todos, para que este seja, enfim, o ano do diálogo no setor elétrico.

Se o parlamento considerar que decisões tomadas legitimamente por seus pares trazem mais benefícios do que prejuízos aos brasileiros, que seja respeitada a decisão dos deputados e senadores eleitos pelo povo.

Mas, que as críticas e opiniões contrárias sobre essas decisões sejam encaradas como parte do processo democrático. É no embate de ideias e na troca de informações que podemos mudar o atual cenário do setor elétrico.

Afinal, é consenso e está na fala de praticamente todos que tratam do tema, que o custo da energia no Brasil está chegando num limite perigoso, onerando o orçamento das famílias brasileiras e tornando a indústria nacional menos competitiva num cenário internacional de disputas internas, em que os países estão protegendo suas indústrias em busca da garantia do crescimento econômico e da liderança do processo de transição energética.

Nesse mesmo caminho, é hora das associações do setor se unirem nas pautas comuns e buscarem o consenso para agendas que beneficiam o todo. A insistência da busca de benefícios específicos já se provou receita antiga e de pouco sucesso. Se continuarmos aumentando os subsídios na conta de energia, todos, no médio prazo, vão perder.

Geradores e distribuidoras se unem às indústrias contra contratação obrigatória de térmicas e PCHs
Com a capacidade de articulação e diálogo dos representantes dos diversos setores do mundo da energia, uma ação conjunta e coordenada certamente vai reduzir as batalhas dentro do Legislativo e unir todos os poderes em torno da modernização do setor elétrico brasileiro.

As peças estão na mesa. Podemos fazer de 2024 o ano em que todos sentem à mesa para debater e dialogar de forma clara, responsável e transparente, unindo parlamentares, membros do Executivo, associações do setor e sociedade civil organizada para dar um basta ao processo de encarecimento da tarifa de energia do Brasil.

Se cada um ceder de um lado e todos tiverem em mente a necessidade de melhorar o todo, faremos do Brasil o país da energia justa, segura, com regras claras e transparentes.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário