MTEC Energia

Dezembro Vermelho: A importância da conscientização e desafios em Relação à AIDS

  Professor da Estácio explica sobre a relevância de um olhar amplo sobre a prevenção e os impactos sociais da síndrome da imunodeficiên...



 

Professor da Estácio explica sobre a relevância de um olhar amplo sobre a prevenção e os impactos sociais da síndrome da imunodeficiência humana

O Dezembro Vermelho destaca-se como um período de sensibilização da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sobretudo aquelas associadas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), agente que compromete o sistema imunológico e ocasiona a aids, a síndrome da imunodeficiência humana.

Durante os anos de 1980, a AIDS alcançou um ponto crítico e desde então persiste como um desafio global para a saúde pública. Segundo dados da UNAIDS, em 2021, cerca de 37,7 milhões de indivíduos conviviam com o HIV no mundo, com aproximadamente 920 mil casos reportados no Brasil.

Júlio César Coelho, professor de enfermagem da Estácio e especialista em assistência e avaliação em saúde, salienta que os sintomas podem manifestar-se após anos da infecção pelo HIV. “Os sintomas, como febre, fadiga, dor de garganta e linfonodos inchados, podem não se manifestar imediatamente após a infecção”, pontua o especialista.

Além dos aspectos clínicos, Júlio destaca que as causas da disseminação do HIV são multifacetadas. “A falta de informação, acesso limitado a serviços de saúde e a persistência do estigma social relacionado à AIDS são fatores influentes. Este estigma transcende a comunidade LGBT+, afetando todas as camadas sociais”, explica o docente.

Júlio aponta que o tratamento para a doença objetiva reduzir a carga viral, preservando a qualidade de vida do paciente e minimizando a transmissibilidade do vírus. “O tratamento envolve terapias antirretrovirais, controlando o vírus, mas sem eliminá-lo, podendo causar efeitos colaterais significativos. Portanto, exige acompanhamento contínuo”, esclarece.

Apesar do tratamento antirretroviral ser disponibilizado a todos através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério Público reporta que, entre 2011 e 2021, mais de 52 mil jovens, com idades entre 15 e 24 anos, desenvolveram a síndrome da imunodeficiência adquirida (aids) após contrair o HIV.

O enfermeiro ressalta que a AIDS não se restringe apenas a um desafio médico, mas também apresenta implicações sociais. “O estigma e a discriminação frequentemente prejudicam a vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS, limitando o acesso a serviços de saúde e oportunidades de trabalho, o que tem sido refletido no aumento de casos”, alerta.

O Dezembro Vermelho, portanto, representa uma oportunidade para reforçar a conscientização e desmistificar estigmas sobre a AIDS, buscando promover uma compreensão ampliada sobre a condição, visando uma sociedade mais esclarecida, inclusiva e solidária para todas as pessoas afetadas por essa realidade, conclui Júlio.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário