MTEC Energia

Projeto de Lei que contempla pessoas com mobilidade reduzida é aprovado na Câmara de Valparaíso de Goiás

Câmara Municipal de Valparaíso - Foto / Divulgação Penalidades e Prazos: Estabelecimentos têm 180 Dias para se Adequar à Lei de Acessibilida...

Câmara Municipal de Valparaíso - Foto / Divulgação

Penalidades e Prazos: Estabelecimentos têm 180 Dias para se Adequar à Lei de Acessibilidade


A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás aprovou nesta sexta-feira, 10 de novembro, o Projeto de Lei n.º 460, que visa promover a inclusão e facilitar a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida no município. O projeto, de autoria da vereadora Cláudia Aguiar, institui a obrigatoriedade da disponibilização gratuita de cadeiras de rodas em ambientes públicos e privados que possuam grande circulação de pessoas.

De acordo com o texto aprovado, a iniciativa busca fornecer apoio na luta pela inclusão social, garantindo que espaços como agências bancárias, shoppings centers, supermercados, hipermercados, centros comerciais, feiras permanentes e prédios públicos estejam devidamente equipados para atender às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.

Um dos pontos destacados pelo projeto é a responsabilidade dos estabelecimentos em manter as cadeiras de rodas em perfeitas condições de uso, além de reservar áreas devidamente adaptadas e sinalizadas para estacionar as cadeiras. A disponibilização desses equipamentos será gratuita, sem qualquer ônus para o usuário, ficando restrita à área do estabelecimento.

O projeto estabelece quantidades mínimas de cadeiras de rodas que os estabelecimentos deverão disponibilizar, levando em consideração o tipo de local. Por exemplo, para agências bancárias, o quantitativo mínimo é de duas cadeiras por agência, enquanto shoppings centers devem disponibilizar no mínimo três cadeiras a cada andar.

O não cumprimento das normas estabelecidas pela Lei n.º 460 sujeitará o estabelecimento infrator a penalidades, que vão desde advertências até multas, sendo possível a suspensão do alvará em casos de reincidência.

A entrada em vigor da lei está prevista para a data de sua publicação, e os estabelecimentos terão um prazo de 180 dias para se adequarem às novas normas. Além disso, o Poder Executivo fica autorizado a realizar parcerias com instituições privadas para a aplicação efetiva da lei nos órgãos públicos.

Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás reforça seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, promovendo medidas que impactam positivamente a vida das pessoas com mobilidade reduzida no município.

Confira os detalhes do PL clicando AQUI.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário