MTEC Energia

Linguagens e Códigos no Enem: temas da atualidade que podem ser cobrados na prova

Explore as complexidades da linguagem neutra e como ela está moldando discussões sobre inclusão de gêneros em nossa língua e cultura.

Imagem de Freepik

Conheça o impacto da inteligência artificial e do ChatGPT na sociedade moderna, explorando suas aplicações e desafios


A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não deve se limitar apenas aos conteúdos presentes nos livros didáticos, pois a prova exige habilidades que vão além do conhecimento das disciplinas específicas. A Matriz de Referência do exame orienta o candidato quanto às competências necessárias para a prova. Entretanto, além da vasta quantidade de tópicos previstos na matriz, os assuntos que podem ser novidade na prova ainda não aparecem no documento, visto que uma das principais características do Enem é fazer com que os candidatos mostrem conhecimento em temas de importância social que permeiam os debates da atualidade.

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira e Tecnologias da Informação e Comunicação. Para a editora de conteúdo de Linguagens da Conquista Solução Educacional, Jéssica Gonçalves de Lima, o principal objetivo dessa área do exame é consolidar os conhecimentos dos candidatos acerca do uso das diferentes linguagens na sociedade. Para isso, é importante manter-se informado sobre as principais notícias relacionadas a esses temas. Ela elencou alguns assuntos atuais que podem ser cobrados nessa prova.

Inteligência artificial - ChatGPT e criação de imagens

O ChatGPT é um programa de inteligência artificial projetado para compreender e gerar textos, responder a perguntas e fornecer informações. “Apesar de muitas vezes não apresentar dados muito precisos, a plataforma tem sido amplamente utilizada ao redor do mundo para diferentes tipos de atividades”, aponta. Para entender melhor sobre o assunto, Jéssica indica reportagens jornalísticas sobre o tema e a leitura dos artigos “ChatGPT: o robô que mostra como a inteligência artificial pode revolucionar as nossas vidas”, publicado no Jornal da USP, e o “ChatGPT e o medo da Inteligência Artificial”, publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Importante lembrar também que, apesar de ter sido usado como sinônimo de inteligência artificial, o ChatGPT é apenas uma das plataformas que utilizam inteligência artificial.

A especialista também aponta que existem programas que permitem a criação de imagens realistas e ilustrações com o uso de comandos por escrito ou palavras-chave, como as imagens que circularam pela internet há alguns meses, como a da Mona Lisa ganhando vida, por exemplo. “O artigo ‘A criação de imagens com inteligência artificial suscita polêmicas’, publicado no Jornal da USP, pode ajudar a aprender mais sobre o assunto”, finaliza.

Linguagem Neutra e Sociedade: O Debate em Torno da Inclusão de Gêneros

Um debate bastante presente na atualidade, a linguagem neutra tem o objetivo de representar as pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino. “É possível aprender mais sobre o assunto acessando as notícias e reportagens que são veiculadas em jornais e revistas de grande circulação”, recomenda, lembrando que muitas publicações apresentam opiniões divergentes sobre o tema. Recentemente, o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) declarou que não é hora de alterar a Língua Portuguesa para incluir a linguagem neutra, o que amplifica o debate na sociedade.

Exposições imersivas

Jéssica revela que essas exposições estão ganhando cada vez mais espaço na atualidade. “As obras dos artistas expostos são recriadas a partir de recursos tecnológicos como a projeção, e permitem que as pessoas se sintam parte da obra”, explica, que sugere o acesso a notícias e reportagens para aprender mais sobre o tema, e, se possível, participar de alguma exposição desse tipo.

Algoritmos e assistentes virtuais

As tecnologias digitais estão em constante crescimento na vida dos usuários de aparelhos eletrônicos. É possível acender luzes e abrir cortinas com um único comando para os assistentes virtuais que, de certa forma, “aprendem” a rotina do usuário. “Esse ‘aprendizado’ se deve muitas vezes aos algoritmos, que utilizam informações captadas pelo histórico de buscas e acessos dos usuários na internet”, detalha Jéssica, que indica o artigo “Análise com assistentes virtuais inteligentes: Um estudo de caso com o Google Assistente”, publicado na Revista Novas Tecnologias na Educação, da UFRGS, para entender melhor sobre o assunto.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário