MTEC Energia

Primavera no Brasil é marcada por transição climática significativa

Inmet alerta que chuvas continuarão fortes no Centro-Oeste e Sudeste - Crédito: Agência Brasil


A primavera no Brasil é marcada por uma transição climática significativa, onde diversas regiões experimentam convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da região Norte. Na parte norte do Nordeste, as chuvas tendem a ser inferiores a 100 mm, enquanto diversas áreas presenciam um aumento nas temperaturas. 

O período também marca o início do plantio de várias culturas de verão, e embora as chuvas sejam um alívio após a estiagem em certas áreas, também podem acarretar transtornos, como alagamentos e deslizamentos. A primavera de 2023 ocorrerá de 23 de setembro a 22 de dezembro.

Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que, enquanto no ano passado o país estava sob a influência do fenômeno La Niña, este ano o El Niño predomina. O La Niña é caracterizado por muitas chuvas na região Norte e seca na região Sul, já o El Niño tem o efeito oposto. 

“Tanto é que aquela seca que tá acontecendo ali na Amazônia é em função justamente da falta de chuvas que está ocorrendo. Quando ocorre, é de uma forma rápida e os valores estão ficando abaixo da média. Já na Região Sul, bom, aí você já pode imaginar como está acontecendo”, expõe.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), avalia que o período de chuvas que acontece de agora até os primeiros meses do ano é sempre um período muito crítico para as pessoas que moram nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e também em partes da região Nordeste.

O coordenador alerta que, sendo este um período com um volume mais elevado de chuvas, ele pode trazer impactos e riscos para a proteção das pessoas. Ele orienta que os cidadãos estejam atentos aos históricos de perigos relacionados às chuvas em suas regiões e que conheçam bem os locais onde moram, trabalham ou por onde se deslocam diariamente.

“Conheça se são áreas com histórico de algum tipo de desastre, seja ele deslizamentos, inundações ou alagamentos. Se você residir ou permanecer no seu horário de trabalho em um local que seja uma área de risco, procure saber quais são as rotas de fuga, quais são os locais seguros para estar diante de uma situação de risco”, orienta.

Molina salienta que é importante sempre buscar informações oficiais de órgãos de Defesa Civil, seja utilizando informações de mídias sociais ou de sites que sejam confiáveis, pois durante esses períodos de instabilidade climática, muitas informações que não condizem com a realidade, também circulam, podendo representar um risco ainda maior para as pessoas que as recebem.

Prognóstico climático para outubro, novembro e dezembro/2023


Centro-Oeste

De acordo com o Prognóstico Climático de Primavera divulgado pelo INMET em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a primavera deverá apresentar um retorno gradual e ainda irregular das chuvas. Prevê-se que volumes acima da média histórica beneficiarão o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, enquanto o Mato Grosso, centro-norte de Goiás e o Distrito Federal poderão experienciar precipitações abaixo da média climatológica. Em relação às temperaturas, as projeções apontam para condições de temperaturas acima da média nos meses vindouros.

Sudeste

Para a região Sudeste, as previsões dos próximos três meses sinalizam uma possibilidade de chuvas abaixo da média climatológica na zona norte. Por outro lado, São Paulo e as áreas sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro podem experienciar precipitações acima da média, com uma tendência para a normalização das chuvas, a partir de novembro. É provável que as temperaturas se mantenham acima da média na maior parte da região.

Sul

A previsão indica uma alta probabilidade de precipitações superiores à média histórica em toda a região Sul, uma consequência potencial dos efeitos do fenômeno El Niño na área. As temperaturas predominantes devem estar acima da média climatológica, com exceção do sul do Rio Grande do Sul, onde podem ser mais amenas — devido à sequência de dias chuvosos.

Nordeste

A previsão indica uma tendência para chuvas abaixo da média histórica em grande parte da região Nordeste, especialmente no Maranhão e Piauí. No leste da Paraíba e de Pernambuco, a precipitação pode ser próxima da média. A influência do El Niño está associada às previsões de chuva para a região, assim como ocorre na região Norte. A expectativa é de que as temperaturas prevaleçam acima da média histórica em todo Nordeste nos meses seguintes.

Norte

A previsão sugere uma predominância de chuvas abaixo da média histórica em grande parte da região Norte, influenciada pelo fenômeno El Niño. A temperatura média do ar durante a primavera tende a ser mais elevada que a média climatológica em toda a área. É importante enfatizar que a escassez de chuvas no sul da Amazônia, combinada com temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar, é propícia para aumentar a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.

Como agir em casos de alagamentos?

Medidas preventivas
  • Procure a Prefeitura para saber se sua casa está em área de risco
  • Antes da época de chuvas, mantenha calhas e ralos de sua casa limpos
  • Acione a Prefeitura se você tiver conhecimento de bueiros entupidos ou destampados
  • Retire o lixo e leve-o para áreas adequadas de descarte e não sujeitas a alagamentos
  • Como agir antes?
  • Procure saber sobre os históricos de alagamentos em sua cidade para buscar, em dias de chuva, rotas alternativas se estiver em trânsito
  • Se houver risco de alagamentos ou inundações na região onde você mora, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido e de fácil acesso em caso de evacuação
  • Coloque seus móveis e utensílios em locais altos
  • Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas ou lamparinas devido ao risco de incêndio

Como agir durante?
  • Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você
  • Os animais de estimação também sofrem com as águas, por isso, garanta a segurança deles
  • Evite contato com a água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provocar doenças
  • Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo

Como agir em casos de deslizamentos

Medidas preventivas
  • Não construa em locais proibidos pela prefeitura, a exemplo de morros acidentados e encostas
  • Não construa sua casa sem acompanhamento técnico
  • Não desmate morros e encostas para assentamento de casas e outras construções
  • Não retire a vegetação natural que protege a encosta. Nesses locais, não plante bananeiras, pois elas deixam o solo mais instável

Como agir durante
  • Observe os sinais de movimentação do terreno, como rachaduras no chão; árvores, postes ou cercas inclinadas ou embarrigadas; desníveis ou fendas no terreno; levantamento do piso da residência; barulhos vindos do chão como se fossem pequenos terremotos
  • Se observar algum desses sinais de movimentação do terreno, saia imediatamente da sua casa e avise à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e os moradores da região
  • Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você.

Como agir depois
  • Não entre no local do deslizamento sem autorização
  • Não volte para casa até que haja liberação da Defesa Civil ou órgão competente de sua cidade.

Em caso de dúvidas ou emergências, contate a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.Com informações de Brasil 61

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,5,acidente de trabalho,5,Acolhimento,1,adasa,3,administração,19,Aerolula,1,agricultura,37,agro,207,agroindústria,11,agronegócio,37,água,50,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,30,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,27,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,27,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,626,automobilsmo,4,aviação,11,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,53,Brasília,49,BRB,37,brics,5,caesb,19,café,5,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,21,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,8,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,4,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,111,Cidades,141,ciência,16,cinema,15,CLDF,77,clima,32,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,11,comércio,23,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,28,comunicação,6,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,39,condomínio,72,condomínios,17,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,16,consumidor,29,consumo,11,conta,9,contabilidade,3,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,42,CPI,1,crianças em casa,7,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,148,curso superior,3,cursos,31,data comemorativa,35,DATA NACIONAL,1,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,15,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Destaques,6,Detran,43,DF,9,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,18,diploma,1,direita,2,direito,71,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,26,Distrito Federal,194,ditadura militar,6,dívidas,21,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,7,ecologia,8,economia,416,economistas,3,Edital,8,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,289,eleições,176,Eleições 2022,144,eleitor,16,eletricidade,14,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,7,empreendedorismo,51,empreender,14,empregado,13,Emprego,1,empregos,78,empresas,117,energia,90,engenharia,120,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,46,entretenimento,32,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,80,Esportes,1,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,55,exercícios,3,exportação,26,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,6,família,3,Famosos,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,3,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,28,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,44,finanças pessoais,75,Fipecafi,1,fiscal,1,Foco Educação,1,FocoCAR,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,19,Galeteria Beira Lago,1,gás,14,gastronomia,47,GDF,259,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gim,1,Goiás,361,golpe,23,golpismo,11,Governador,51,Governo,119,greve,8,Grupo M4,1,Grupo Pereira,3,guerra,17,habitação,73,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,10,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,10,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,103,impeachment,4,impostos,97,inadimplência,7,incc,1,incêndio,13,INCLUSÃO,1,indígena,1,indústria,72,inelegibilidade,3,inflação,201,Informação,33,informática,1,ingressos,1,inovação,63,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,32,internet,85,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,85,Juarezão,1,justiça,196,juventude,4,Lançamento,1,lazer,48,Legislação,8,lei,20,LGPD,6,licitação,20,livro,22,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,6,medicina,19,MEI,2,meio-ambiente,79,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,10,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,13,mobilidade urbana,28,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,89,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,135,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,15,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,43,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,118,ocupe o centro,1,opinião,175,Oportunidade,3,orçamento,14,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,53,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,25,petrobras,13,petróleo,17,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,93,Política,321,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,25,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,8,privatização,4,Procon,2,profissional,31,profissões,9,Projeto de Lei,79,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,33,rádio,2,recicláveis,2,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,40,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,18,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,569,sedhab,2,segeth,1,segurança,120,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,Serviço,1,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,27,setor energético,32,setor produtivo,40,sia / guará,14,sindicatos,22,síndico,125,síndicos,9,SLU,9,smartphone,3,socialismo,1,Socialite em Foco,1,Sociedade,3,solar,8,Solidariedade,30,sonegação,15,sorteio de casas,1,STF,34,subsíndico,1,Supermercados,3,Supremo,2,sustentabilidade,77,tarifas,29,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,8,tecnologia,155,telecomunicação,20,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,83,Trabalho,34,transito,5,trânsito,38,transporte,8,transporte coletivo,53,transportes,32,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,74,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,44,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Primavera no Brasil é marcada por transição climática significativa
Primavera no Brasil é marcada por transição climática significativa
Inmet alerta que chuvas continuarão fortes no Centro-Oeste e Sudeste - Crédito: Agência Brasil
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY9oG_o_0dG_43EMJ0AmfjgR_npd6H0qXLyf5yXRbj86Es2-u60XAyWMSRQB3N1iJ-eVBtOpvHA6JoD_CvairEMeCSHLzD1-J0Ypus5v3dh1P5ay38obxGee6bNjgcxDRhI2rvrAjLiKg3PvJ62TAdzArNcS0AOVVlYwUjStaBAXssuFdqxjJy88uh88A/s16000/clima-tempo-temperatura.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY9oG_o_0dG_43EMJ0AmfjgR_npd6H0qXLyf5yXRbj86Es2-u60XAyWMSRQB3N1iJ-eVBtOpvHA6JoD_CvairEMeCSHLzD1-J0Ypus5v3dh1P5ay38obxGee6bNjgcxDRhI2rvrAjLiKg3PvJ62TAdzArNcS0AOVVlYwUjStaBAXssuFdqxjJy88uh88A/s72-c/clima-tempo-temperatura.jpg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2023/10/primavera-no-brasil-e-marcada-por.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2023/10/primavera-no-brasil-e-marcada-por.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário