MTEC Energia

Eclipse solar parcial no Brasil: Aproveite o sábado para observar este fenômeno astronômico

Eclipse solar parcial será destaque no Planetário de Brasília neste sábado (Eclipse lunar visto da Praça dos Três Poderes) - Foto: Alan Santos/PR


No próximo sábado, 14 de outubro, o Brasil terá a oportunidade de observar um eclipse solar parcial. O fenômeno ocorrerá a partir das 15h25, horário de Brasília, e terá duração de duas horas, 29 minutos e 22 segundos.

A maior parte do país verá o eclipse parcial, com a Lua cobrindo uma parte do disco solar. Nos estados da região Norte e Nordeste, será possível ver o eclipse anular, que é quando a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol. Nesse caso, será possível ver um anel brilhante ao redor da Lua.

Para observar o eclipse com segurança, é importante utilizar equipamentos adequados, como óculos com filtros solares ou telescópios com filtros solares. A observação do Sol sem equipamentos adequados pode causar danos irreversíveis à visão.

Onde observar

O eclipse solar parcial poderá ser observado em todo o Brasil. No entanto, para ter a melhor visão do fenômeno, é recomendado ir a um local com céu aberto e sem obstáculos.

Para quem mora em Goiânia, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio estará aberto das 15h às 18h para observação do eclipse. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

Em Brasília, o Planetário de Brasília também promoverá uma observação coletiva do eclipse. O evento acontecerá na Praça do Cruzeiro, a partir das 14h30. A entrada é gratuita e haverá distribuição de óculos com filtros solares e telescópios para observação do eclipse.

Aproveite esta oportunidade para observar um fenômeno astronômico raro e fascinante!

O eclipse solar anular poderá ser visto de forma parcial e total, neste sábado, 14 de outubro de 2023¹. O fenômeno astronômico acontece a partir das 15h e o dia vai virar noite em parte do Brasil após a Lua encobrir o Sol, formando uma espécie de "anel de fogo" brilhante¹. 

Pessoas que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse do Sol de forma anular¹. Já nos demais estados brasileiros, ele será parcialmente visível¹.

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai promover eventos de observação do eclipse com uso de telescópio solar e filtros especiais. Além disso, o Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual "O céu em sua casa: observação remota". Essa é uma ótima opção para as pessoas acompanharem o evento com segurança.





Com informações da Agência Brasilia, Planetário UFG.
Edição: Emerson Tormann

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário