MTEC Energia

Confederação brasileira investe na estruturação e promoção do Kungfu Wushu no país e faz balanço da gestão

Sob a gestão de Rafael Uliani desde 2020, a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW) atua na coordenação dos eventos relacionados à m...

Sob a gestão de Rafael Uliani desde 2020, a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW) atua na coordenação dos eventos relacionados à modalidade enquanto aposta em novos talentos para representar o Brasil durante as competições internacionais 


Surgido na China há mais de 4 mil anos atrás, o Kungfu Wushu é uma arte marcial que incorpora diferentes tipos de socos, chutes, quedas e torções, podendo também ser praticado com armas que variam de bastões de madeira a lanças de metais. Além do modelo tradicional, o desporto também apresenta uma série de outras modalidades específicas como o Taolu esportivo, que utiliza das filosofias do Wushu para realizar técnicas coreografadas, o Sanda, que proporciona um combate desarmado entre dois competidores, o Shuaijiao, estilo de luta focado em movimentos de projeção, e o Qigong-saúde, modalidade mais inclusiva que ministra exercícios de respiração.


Conquistando cada vez mais adeptos ao redor do globo, no Brasil, a grande responsabilidade de difundir esta arte milenar se encontra nas mãos da CBKW, a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu. Com mais de 31 anos de existência, a entidade criada em 9 de maio de 1992 já é oficialmente reconhecida pelos principais órgãos do ramo esportivo, como a Federação Internacional de Wushu (IWUF), a Federação Pan-americana de Wushu (PAWF), a Federação Internacional de Qigong-saúde (IHQF) e também pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).


Divulgando, coordenando e auxiliando na realização de eventos, campeonatos e demais atividades ligadas à modalidade em todo o país, a CBKW conta com representantes em 22 Estados brasileiros e é atualmente presidida pelo ex-atleta e campeão internacional de Kungfu Wushu, Rafael Rodrigues Uliani, que assumiu a frente da Confederação em 2020. Os desafios administrativos enfrentados no início da gestão do empresário, entretanto, foram ainda mais severos devido a propagação de um novo vírus altamente transmissível que culminou na transformação permanente de diversos âmbitos da sociedade, influenciando, também, na maneira de se praticar o esporte.




Dificuldades enfrentadas no período pandêmico 


A pandemia do coronavírus (COVID-19) acarretou em impactos jamais vistos na esfera econômica, social e cultural. Neste sentido, devido às diversas restrições sanitárias propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em prol do bem estar coletivo, os principais eventos esportivos que englobam o Wushu, como o 13° Campeonato  Pan-americano de Wushu, a 31° edição do Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu (principal evento promovido pela CBKW) e os Jogos Olímpicos de Tóquio, tiveram de ser adiados, paralisando completamente o calendário de competições previstos para 2020. Em tempos difíceis, o reinventar se tornou crucial.


Concentrados em promover grandes transformações na Confederação com o intuito de qualificar o desenvolvimento do Wushu no país, garantir ações de estruturação da modalidade e estabelecer uma administração concreta para beneficiar o desempenho de atletas futuros, a diretoria da CBKW deu um importante passo na história da Confederação com a criação de um comitê técnico marcado por um sistema de decisão compartilhada e também com o lançamento do Ranking Nacional de Atletas de Wushu, ferramenta de comunicação que oferece um panorama geral sobre os competidores que pode ser usado como critério para os processos seletivos para a participação de eventos internacionais.


Além disso, o projeto Wushu em Casa manteve os atletas próximos, motivados e amparados ao estabelecer um rede de contatos interativa que contava com dinâmicas virtuais, treinos coletivos via videoconferência, promoção de lives nas rede sociais e um quadro semanal com dicas e orientações para que os competidores pudessem continuar operando durante a pandemia. De acordo com o presidente Rafael Uliani, as ações online foram essenciais para manter o espírito esportivo dos atletas brasileiros aceso.


“As rupturas vivenciadas no ano de 2020 trouxeram oportunidades para a melhora dos fundamentos básicos do Wushu, proporcionando um salto qualitativo entre as temporadas e permitindo também a possibilidade de retorno à condição física ideal para a obtenção do sucesso durante as competições futuras, onde os brasileiros expressaram resultados altamentes satisfatórios em todos as modalidades da competição”, pontua o empresário. A retomada competitiva do Kungfu Wushu, entretanto, só veio a ocorrer no final de 2021 com a realização da 31ª edição do Campeonato Brasileiro.


Volta às atividades


Com o cancelamento de todos os processos seletivos voltados para as competições nacionais e internacionais durante o ano de 2021, a CBKW  optou por priorizar os projetos virtuais e a regulamentação das diretrizes administrativas condizentes à liga esportiva. Sendo assim, além das duas edições do Encontro On-line CBKW, que contou com palestras curtas seguidas de atividades práticas segmentadas nas especificidades de cada modalidade da arte marcial, a entidade intensificou os processos de adequação estatutária e investiu no aprimoramento de cursos de formação para árbitros brasileiros certificados com o intuito de melhorar a performance nacional durante os eventos celebrados no país.


Após o ápice duradouro do contexto pandêmico, o dia 8 de dezembro de 2021 foi marcado pela retomada presencial do Kungfu Wushu  competitivo com a realização da 31ª edição do Campeonato Brasileiro. Celebrado na cidade de Brasília (DF), a concretização segura do evento só foi possível devido ao rápido avanço da vacinação em território nacional. Assim, sem a presença de público e com um sistema de testagem e credenciamento rigorosos, a realização do campeonato contribuiu não somente para o fortalecimento do esporte, mas também para a sucessão de melhorias e ferramentas tecnológicas indispensáveis que viriam a ser reutilizadas nos eventos seguintes. 


Também a partir de 2021, houve a implementação de um sistema de pontuação totalmente eletrônico, permitindo a obtenção de informações em tempo real, fornecendo mais agilidade na finalização das notas e tornando o ambiente de disputa ainda mais transparente aos atletas. “A transmissão em tempo real permitiu que a competição pudesse ser acompanhada simultaneamente em todo o Brasil, favorecendo a divulgação do esporte perante autoridades, canais de mídia e público em geral”, ressaltou o Presidente da CBKW, Rafael Uliani.


Próximo embate


Com a normalização gradual das atividades presenciais, o ano de 2022 se tornou alvo de grandes expectativas acerca do calendário de competições. Com a volta das atividades presenciais, a CBKW precisou passar por uma readequação para atender a demanda crescente de campeonatos e eventos previstos para acontecer no decorrer do ano. Com isso, o órgão se propôs a dar prosseguimento à retomada das seletivas, à divulgação do calendário atualizado de competições e à atualização das diretrizes associadas aos sistemas de graduação enquanto também fomentavam ações para o desenvolvimento técnico do Wushu no Brasil.


Ainda em 2022, o país foi escolhido para sediar a 13ª edição do Campeonato Pan-americano de Wushu em Brasília (DF), principal competição da modalidade no continente que é realizada a cada dois anos sob a chancela da Federação Pan-americana de Wushu (PAWF). Recebendo mais de 400 participantes de 15 países distintos, o evento contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF) e marcou a retomada dos eventos internacionais pertencentes à modalidade. O ano também foi marcado pelo 3° Campeonato Nordeste de KungFu Wushu, pelo 6º Campeonato Brasileiro Universitário de Wushu e pelo carro chefe da CBKW, o 32° Campeonato Brasileiro de KungFu Wushu que, desta vez, foi celebrado na cidade de Goiânia (GO) e registrou a maior adesão já presenciada na competição nacional, contando com a participação de 570 atletas de 20 Estados distintos.


“A criação do Ranking CBKW, assim como a reestruturação do processo seletivo realizada em 2020, apontaram uma maior valorização do Campeonato Brasileiro pelos atletas, técnicos e público geral. Assim, além de contribuir para elevar o nível da competição nacional, estimulando novas promessas da modalidade e dando continuidade à valorização de um legado inestimável, a grande quantidade de atletas que têm integrado a Seleção Brasileira de Wushu nos últimos anos revela que toda a administração da CBKW está caminhando em direção a um próspero futuro no que tange à propagação do esporte no Brasil”, enfatiza o Presidente Rafael Uliani. 


Agora, em meados de 2023, todas as expectativas  se voltam para a realização do 33° Campeonato Brasileiro de KungFu Wushu, previsto para acontecer entre os dias 6 e 10 de setembro na cidade de Bombinhas (SC). Proporcionando tantas possibilidades quanto oportunidades, o evento chega com a premissa de reiterar a responsabilidade de seus organizadores em promover e preservar um patrimônio milenar que tem muito a ensinar a todos os seus praticantes e adeptos.


Serviço

Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW)

instagram:https://www.instagram.com/cbkwoficial/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Youtube:https://www.youtube.com/channel/UC3OP1WKYDjkDE_kLRHabAgw

Site:https://cbkw.org.br/

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,27,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,26,agro,171,agroindústria,6,agronegócio,35,água,36,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,21,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,24,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,2,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,19,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,784,automobilsmo,4,aviação,8,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,27,Brasília,41,BRB,28,brics,5,caesb,12,café,4,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,105,Cidades,117,ciência,14,cinema,14,CLDF,67,clima,23,codhab,6,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,16,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,23,comunicação,5,comunidade,3,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,32,condomínio,72,condomínios,15,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,38,construtoras,5,consulta pública,12,consumidor,26,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,124,curso superior,3,cursos,28,data comemorativa,31,debate,3,Defesa,9,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Detran,39,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,10,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,64,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,19,Distrito Federal,100,ditadura militar,6,dívidas,19,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,362,economistas,3,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,256,eleições,171,Eleições 2022,144,eleitor,13,eletricidade,11,elevadores,8,Embaixadas,5,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,65,empresas,97,energia,80,engenharia,116,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,42,entretenimento,28,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,1,esporte,66,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,143,Eventos,9,exercícios,3,exportação,18,falecimento,5,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,1,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,21,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,35,finanças pessoais,66,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,12,gastronomia,41,GDF,228,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,326,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,108,greve,7,Grupo Pereira,1,guerra,17,habitação,65,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,7,HSBC,1,humor,2,IBGE,5,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,91,impeachment,4,impostos,83,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,58,inelegibilidade,3,Informação,30,informática,1,ingressos,1,inovação,60,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,1,internacional,30,internet,75,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,168,juventude,4,Lançamento,1,lazer,34,Legislação,7,lei,17,LGPD,6,licitação,14,livro,18,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,2,medicina,17,MEI,1,meio-ambiente,58,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,78,Mulheres na Política,10,multa,6,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1057,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,110,ocupe o centro,1,opinião,138,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,10,pesquisa,23,petrobras,12,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,68,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,302,população,2,Porto Alegre,2,postos de saúde,15,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,20,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,2,privatização,1,Procon,2,profissional,28,profissões,8,Projeto de Lei,74,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,29,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,26,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,496,sedhab,2,segeth,1,segurança,110,seguro,9,selo de qualidade,2,senado federal,21,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,23,setor energético,25,setor produtivo,32,sia / guará,14,sindicatos,18,síndico,125,síndicos,9,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,18,sonegação,10,sorteio de casas,1,STF,24,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,67,tarifas,24,taxa,8,Teams Ideas,1,técnico,16,técnicos industriais,6,tecnologia,146,telecomunicação,14,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,78,Trabalho,26,transito,5,trânsito,35,transporte,6,transporte coletivo,47,transportes,29,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,56,turismo,60,TV,9,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,29,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Confederação brasileira investe na estruturação e promoção do Kungfu Wushu no país e faz balanço da gestão
Confederação brasileira investe na estruturação e promoção do Kungfu Wushu no país e faz balanço da gestão
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYxOx3coErFv1rW0698Gsjq5nXzgKY9fkQ3O3wbFW51Fh0OJZc1gt8ZXiE2FpUbDDZiiRJM00DC5C68-isOho7tJfohSDg7bgzZBteREAEGYA5f8CuZGT0ToGLSvmZ0UiB65osHaT1L3qMWjAmZUVX3zIEJKyNcTb5umW-0gCoHIdAVBfhXXLNc-L74zTK/w411-h272/Atletas%20mirins%20da%20sele%C3%A7%C3%A3o%20de%20Sanda%20treinando%20para%20o%2013%C2%BA%20Campeonato%20Panamericano%20-%20bsb%2007_2022%20(1).JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYxOx3coErFv1rW0698Gsjq5nXzgKY9fkQ3O3wbFW51Fh0OJZc1gt8ZXiE2FpUbDDZiiRJM00DC5C68-isOho7tJfohSDg7bgzZBteREAEGYA5f8CuZGT0ToGLSvmZ0UiB65osHaT1L3qMWjAmZUVX3zIEJKyNcTb5umW-0gCoHIdAVBfhXXLNc-L74zTK/s72-w411-c-h272/Atletas%20mirins%20da%20sele%C3%A7%C3%A3o%20de%20Sanda%20treinando%20para%20o%2013%C2%BA%20Campeonato%20Panamericano%20-%20bsb%2007_2022%20(1).JPG
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2023/07/confederacao-brasileira-investe-na.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2023/07/confederacao-brasileira-investe-na.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário