MTEC Energia

CCJ aprova relatório de Dr. Victor Linhalis para georreferenciamento de obras públicas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (20/06), o relatório do deputado fede...

Foto: Gabriel Tiveron

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (20/06), o relatório do deputado federal Dr. Victor Linhalis para o Projeto de Lei Complementar 191/2019, que visa incluir um código identificador das coordenadas geográficas, conhecido como georreferenciamento, para o monitoramento e fiscalização do andamento das obras públicas em todo o território brasileiro.

O projeto tem como principal objetivo aumentar a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. A inclusão do georreferenciamento nas obras públicas permitirá que os cidadãos acompanhem em tempo real o andamento dos projetos, de forma similar ao que ocorre com hospitais, hotéis, agências bancárias e lojas.

De acordo com a proposta, as informações sobre as obras públicas deverão ser divulgadas em formato compatível com o desenvolvimento de aplicativos de celular, proporcionando maior acessibilidade aos cidadãos e contribuintes. A medida visa garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada e que as obras sejam concluídas dentro dos prazos estabelecidos.

O Projeto de Lei Complementar estabelece ainda que a implementação do georreferenciamento nas obras públicas será obrigatória para a União, Estados e Distrito Federal. No entanto, os municípios com população inferior a trezentos mil habitantes terão a opção de aderir ou não a essa determinação.

Após análise da Comissão de Finanças e Tributação, foi apresentado um substitutivo ao projeto original, que propõe algumas alterações. Entre as modificações, destaca-se a atribuição às leis de diretrizes orçamentárias, em cada esfera de governo, a competência para selecionar e definir as obras que precisarão ser monitoradas, considerando o custo operacional do monitoramento e a importância de cada obra para a população atendida.

Além disso, o substitutivo ajusta o texto à legislação vigente, como o Marco Civil da Internet e estabelece prazos de entrada em vigor da lei para cada esfera governamental.

Aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o Projeto de Lei Complementar nº 191, de 2019, e o Substitutivo adotado pela Comissão de Finanças e Tributação aguardam apreciação do Plenário da Câmara. A matéria tramita em regime de prioridade, evidenciando a relevância do tema para a transparência e a fiscalização das obras públicas no país.

Com informações da  Liderança Podemos
Foto: Gabriel Tiveron



COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário