MTEC Energia

Opinião - Inovação: não deixe para mudar amanhã o que você pode transformar hoje

Adriana Saluceste* Crises sempre geram perdas, prejuízos e instabilidade, mas também trazem consigo muita reflexão e lições que acabam promo...

Adriana Saluceste*


Crises sempre geram perdas, prejuízos e instabilidade, mas também trazem consigo muita reflexão e lições que acabam promovendo avanços e inovações. Principalmente em situações nas quais a ruptura é tão intensa que não resta outra alternativa a não ser se transformar para continuar existindo. E é exatamente isso que estamos vendo acontecer nos últimos meses, em virtude da pandemia de Covid-19. O isolamento social e a paralisação de atividades econômicas contribuíram para acelerar um movimento que já estava em curso, mas que ainda era ignorado por uma grande parcela de negócios e empresas: a transformação digital. 

Com o avanço da tecnologia, a ampliação do acesso a recursos digitais e a mudança de comportamento da nova geração de consumidores, muitas empresas já estavam inseridas em uma cultura digital. Para essas organizações, ficou mais fácil reagir e promover uma retomada rápida nos negócios. Mas, para aqueles que estão fazendo agora o que já deveriam ter feito ontem, essa reação está sendo mais lenta. 

Algumas tendências tecnológicas que já vinham se desenhando ganharam mais força e adesão. Assinaturas digitais, reconhecimento facial, verificação por geolocalização e soluções baseadas em cloud são alguns exemplos de como as empresas e pessoas estão conseguindo trabalhar e realizar negócios, ainda que a distância. O home office chegou de vez e veio para ficar. O e-commerce ganhou nova dimensão. São mudanças que foram aceleradas durante a pandemia e que continuarão em evolução, contribuindo para produzir efeitos significativos sobre a forma como se trabalha, produz, aprende, cuida da saúde e até se diverte.

E toda essa transformação não é temporária, com prazo para acabar junto com a pandemia. O mundo já se tornou digital e não faz sentido, daqui a pouco, darmos um passo atrás e voltarmos a fazer tudo como fazíamos antes da Covid-19. Vamos voltar para o convívio social, retomar nossas relações, mas com a tecnologia e as ferramentas certas facilitando muito mais a nossa vida. E a facilidade é só uma parte desse ganho. Para alguns, a transformação digital vai trazer escalabilidade, para outros, mais segurança em seus negócios, ou ganho de tempo e aumento de produtividade; e alguns setores vão conseguir vislumbrar oportunidades antes ignoradas ou até inexistentes. 

O mercado pós-pandemia vai exigir ainda mais eficiência e inovação. Depois de avançar tanto, não é possível - e nem desejado - recuar. A oportunidade está dada para aqueles que captarem mais rapidamente todas as tendências de transformação que estão em curso. E quando se trata de inovação, é bom que todos tenham aprendido uma das lições dessa pandemia: não deixe para mudar amanhã o que você pode transformar hoje. 

*Adriana Saluceste é diretora de Tecnologia e Operações da Tecnobank.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário