MTEC Energia

Experiência brasileira pioneira no uso de inteligência artificial para diagnóstico do câncer é destaque em evento nos EUA

O caso brasileiro do Oncoclínicas Precision Medicine (OCPM) – Grupo Oncoclínicas, laboratório especializado em análise diagnóstica e genômic...

Foto Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O caso brasileiro do Oncoclínicas Precision Medicine (OCPM) – Grupo Oncoclínicas, laboratório especializado em análise diagnóstica e genômica, será um dos destaques do Pathology Visions 2022, principal evento global do segmento, que acontece entre os dias 16 e 18 de Outubro, em Las Vegas (EUA). O trabalho foi escolhido para apresentação por demonstrar o método pioneiro de implantação da patologia digital e de uma ferramenta de Inteligência Artificial na prática clínica.

Segundo Leonard Medeiros da Silva, Patologista da OCPM e responsável pela demonstração dos dados durante o evento, a experiência com pacientes no Brasil aponta para benefícios importantes no diagnóstico ao câncer a partir da adoção da tecnologia. 
“O Grupo Oncoclínicas é a primeira instituição fora dos EUA a implementar totalmente os produtos de patologia digital e computacional para uso clínico, em substituição aos processos tradicionais analógicos, no diagnóstico do câncer de próstata. Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos e representa um passo crucial que a Oncoclínicas está dando para oferecer a seus pacientes o que há mais avançado em termos de detecção da doença, genômica, ‘big data’ e Inteligência Artificial (IA) para a promoção de tratamentos precisos e individualizados”, comenta.
A experiência contou com sete etapas evolutivas com o objetivo de melhorar o fluxo de trabalho dos patologistas do laboratório. O processo incluiu a integração do sistema de gerenciamento de informações laboratoriais, a adoção de scanner de patologia digital e de visualizador de patologia digital web based, além da implementação de um software de diagnóstico baseado em Inteligência Artificial. “Os resultados desse projeto pioneiro de transformação digital e implementação de ferramentas de inteligência computacional para redução no tempo de detecção de casos incluem o uso inédito fora dos EUA do FullFocus™ e do Paige Prostate*, uma solução de IA para detecção do câncer de próstata por meio de uso clínico prospectivo”, destaca o médico da OCPM.

Vanguarda da transformação digital no combate ao câncer

Os resultados obtidos pela OCPM também foram a base de um estudo publicado em 2021 pelo Journal of Pathology, que apontou que o uso da inteligência artificial nas análises do material coletado para investigação de tumores de próstata reduziu o tempo para a detecção da doença em 65,5%. “O diagnóstico precoce, valioso para aumentar as chances de cura, depende de exames de rotina anuais e também da rapidez e da precisão nos resultados dessas análises. Quando a doença é descoberta na fase inicial, a chance de cura é superior a 90%”, explica Leonard.

O levantamento reuniu análises de pacientes com câncer de próstata e teve como objetivo determinar se a tecnologia poderia ser usada para triagem de casos da neoplasia em um ambiente clínico de trabalho. Para tanto, a avaliação da precisão diagnóstica e a eficiência da solução Paige Prostate foi feita a partir da análise de 682 lâminas de biópsias de próstata guiadas por ultrassom transretal em 100 pacientes, cujos resultados foram comparados à avaliação do mesmo material por três experientes patologistas. O Paige Prostate teve 100% de sensibilidade (1,0; IC 0,93-1,0) e um valor preditivo negativo de 100% (1,0; IC 0,91-1,0). Ele também identificou a presença de câncer em quatro pacientes que não haviam sido inicialmente diagnosticados com a doença pelos patologistas.

Vale lembrar que, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), sendo responsável por mais de 65 mil novos diagnósticos a cada ano. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum entre os tumores malignos.
“A pesquisa sugere que a Paige Prostate pode melhorar a precisão e eficiência do diagnóstico para ajudar a agilizar nosso fluxo de trabalho clínico no dia-a-dia, promovendo avanços importantes na detecção dos casos de câncer de próstata, cuja incidência aumenta continuamente em todo o mundo. Ele também contribui, paralelamente, na mitigação dos efeitos gerados pela escassez local e mundial de patologistas, permitindo que os resultados desses exames de análise sejam obtidos com mais agilidade”, finaliza Leonard Medeiros da Silva. Com informações de Portal Setor Saúde

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário