MTEC Energia

Nova vacina contra herpes zóster protege adultos com duas doses

Imunizante previne em até 90% a chance da reativação do vírus O herpes zóster é uma manifestação tardia do mesmo vírus causador da catapora,...


Imunizante previne em até 90% a chance da reativação do vírus


O herpes zóster é uma manifestação tardia do mesmo vírus causador da catapora, também conhecida como varicela. Até poucos anos, quando a vacina varicela não estava disponível, as pessoas tinham a doença e, após a cura da infecção, mantinham o vírus contido pelo sistema imunológico. Ocorre que, com o passar dos anos, principalmente após os 50 anos, as pessoas que tiveram catapora quando pequenas podem sofrer uma reativação do vírus e desenvolver o herpes zóster.

A novidade no mercado é uma vacina recombinante e inativada que apresenta 90% de eficácia e é aplicada em duas doses. Além de utilizar o vírus inativado, a vacina é chamada de recombinante porque a proteína do vírus é produzida em laboratório numa linhagem de células. O imunizante é indicado para pessoas com mais de 50 anos e para aquelas a partir de 18 anos com um risco aumentado para desenvolver o herpes zóster.

O vírus da catapora, cujo nome é varicela zóster, fica contido pelo sistema imunológico desde a época em que a pessoa teve a doença até o final da vida. "Com o passar dos anos e o envelhecimento dos indivíduos, a reativação desse vírus pode acontecer em cerca de uma em cada três pessoas. Isto se dá porque o sistema imunológico não consegue mais conter a replicação do vírus e a pessoa apresenta lesões, muitas vezes no tronco, mas também na face. O zóster, como chamamos, é pruriginosa, ou seja, provoca coceira, irritação e pode ser dolorosa durante um período”, destaca a Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, infectologista da Dasa Centro-Oeste, a maior rede integrada de saúde do Brasil que, na região, reúne laboratórios como o Exame Medicina Diagnóstica (DF), Atalaia Medicina Diagnóstica (GO), Laboratório Bioclínico (MS) e Cedic Cedilab Imagem e Laboratório (MT). 

Segundo o médico infectologista André Bon, do Hospital Brasilia, também pertencente à Dasa, a principal complicação relacionada ao herpes zóster é a nevralgia pós-herpética - uma dor muito intensa que segue o trajeto do nervo que foi acometido pela reativação da herpes zóster.  “Se inicia durante o episódio zóster e permanece mesmo depois da cura das lesões visíveis. Ela pode ser incapacitante, com uma dor muito intensa e precisa de tratamento específico com modulador de dor”, ressalta o médico. 

Dois tipos diferentes de vacinas

Como prevenção à reativação do vírus varicela zóster, existem atualmente dois imunizantes: uma vacina viva atenuada e que está indicada para pessoas acima de 50 anos, quando justamente o sistema imunológico passa a diminuir a sua capacidade de conter a replicação do vírus. Essa vacina tem eficácia de 50%, ou seja, ela reduz pela metade a chance de a pessoa ter zóster. 

Já a segunda vacina, apresentada recentemente ao mercado brasileiro e já disponível na Dasa, é recombinante e inativada. "A segurança da vacina recombinante foi extensamente estudada e a taxa de eficácia chega a 90%, o que proporciona um benefício para a população”, afirma Dra. Maria Isabel.

Segundo a especialista, é fundamental que os médicos informem que há dois tipos de vacina disponíveis: a primeira, com uma dose só e eficácia de 50%; e outra com esquema de duas doses, com eficácia maior. "Normalmente não há recomendação de se repetir o esquema vacinal, ou seja, uma dose se for a vacina viva atenuada ou duas doses se for a vacina inativada. Além disso, a vacina que é inativada está disponível também para pessoas imunossuprimidas. Nesse caso, a vacina é recomendada para pessoas acima de 18 anos, pois os imunossuprimidos podem ter o zóster mais precocemente", esclarece a infectologista. 

O infectologista André Bon reforça que tanto para a vacina recombinante inativada como para a atenuada, a eficácia diminui ao longo do tempo, porém, o risco é maior quanto mais velha a pessoa for.  “Pacientes que tomam a vacina com 50 anos de idade podem chegar aos seus 70 anos com uma taxa de proteção um pouco mais baixa.  Então vale a pena conversar com o médico para avaliar, individualmente, o melhor momento de realizar a vacina recombinante, se for o caso”, destaca. Segundo o especialista, essa é a vacina mais indicada por sua maior eficácia, menos efeitos adversos e, especialmente, maior eficácia contra a reativação de zóster e nevralgia pós-herpética. 

A Dra. Maria Isabel destaca ainda que o médico prescritor deve descrever qual o tipo de vacina é indicado para o paciente. “De toda forma, em nossas unidades de vacinação, temos um time capacitado para esclarecer as dúvidas e explicar a diferença entre os dois tipos de imunizante. Mas é importante que as pessoas saibam que são vacinas diferentes, com eficácias diferentes e com esquemas vacinais diferentes", orienta a médica.

A vacina viva atenuada está indicada para pessoas acima de 50 anos. Ela é contraindicada para pessoas que estão em condição de imunossupressão, pois é uma vacina viva que precisa de um sistema imunológico capaz de conter a replicação do vírus. "Já a vacina inativada está disponível a partir dos 18 anos de idade para quem tem condições de imunossupressão, o que é bom porque essas pessoas têm uma chance maior de desenvolver zoster”, esclarece Maria Isabel. 

A vacina recombinante e inativada já pode ser encontrada nas unidades da Dasa que oferecem os imunizantes. Vale ressaltar que as doses só são administradas com a apresentação do pedido médico.

No Centro-Oeste, a vacina está disponível nos laboratórios Exame Medicina Diagnóstica, Atalaia Medicina Diagnóstica, Laboratório Bioclinico e Cedic Cedilab Imagem e Laboratório.  


Com informações de Pollyana Cabral - Assessoria de Imprensa Dasa Brasília 

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário