MTEC Energia

Maio Roxo: de olho nas Doenças Inflamatórias Intestinais

Saiba sobre o diagnóstico precoce, tratamento e a convivência com as DIIs Esse mês é marcado pela campanha Maio Roxo e, no dia 19 de maio é ...


Saiba sobre o diagnóstico precoce, tratamento e a convivência com as DIIs


Esse mês é marcado pela campanha Maio Roxo e, no dia 19 de maio é o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, data criada em 2010 para a conscientização sobre essas doenças que afetam mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo.


As Doenças Inflamatórias Intestinais - DIIs são mais frequentes nos países desenvolvidos e no mundo ocidental, embora, desde o fim do século 20, a Ásia, a América Latina e o Oriente Médio vêm registrando aumento no número de casos, o que pode estar associado à industrialização e ocidentalização dos hábitos nesses locais. Cerca de 80% dos casos de DII registrados no Brasil concentram-se nas regiões Sul e Sudeste.


Entre os brasileiros que convivem com a patologia está o sr. Ernesto Gustavo Koberstein, que tem a doença de Crohn diagnosticada em 1974. Ele hoje faz o acompanhamento médico no Hospital Brasília. O paranaense de Curitiba teve o diagnóstico após começar a apresentar sintomas como anemia, diarréia, entre outros e ao confirmar por meio de exames. “Naquela época quase ninguém conhecia a doença de Crohn”, e “de cada 1000 pessoas 1 era acometida com a doença”, conta.


Desde então, o sr. Ernesto passou a ter o acompanhamento médico contínuo. Em algumas fases se sentia melhor, chegou a ficar 17 anos sem nem parecer ter a doença, e em outros momentos necessitou até mesmo de cirurgia. Atualmente se sente bem.
“Essa é minha caminhada com essa doença autoimune. Com as medicações nas horas certas e o acompanhamento, estou me sentindo bem. Tive um tratamento muito bom com a Dra. Zuleica e o Dr. Bruno, sinto-me confiante com eles, que me atendem muito bem. Mas não adianta ter bons médicos se nós não fizermos a nossa parte”, explica.


A gastroenterologista e coordenadora do Núcleo Especializado de Doenças Intestinais Complexas (NEDIC), do Hospital Brasília, Dra. Zuleica Barrio Bortoli, explica que o tratamento se baseia em uso de medicamentos que combatem a inflamação, que podem ser imunossupressores, anti-inflamatórios e imunobiológicos. “Hábitos de vida saudáveis e uma alimentação natural também são importantes para o controle do quadro”, ressalta.


Tipos de doenças inflamatórias intestinais
As doenças inflamatórias intestinais (DII) são alterações que provocam inflamação intestinal crônica no aparelho digestivo. Existem dois tipos de DII: a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU).
-Doença de Crohn - causa inflamação em todas as camadas do tubo digestivo, da boca ao ânus. É mais frequente nos intestinos delgado e grosso.
-Retocolite Ulcerativa - provoca úlceras (feridas) no intestino grosso e no reto, acometendo as camadas mais superficiais da parede do intestino.


Sintomas de inflamação intestinal
Intestino inflamado, quais sintomas? Apesar de existirem dois tipos de DII, a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, os sinais são bem semelhantes para ambos os casos. Os mais comuns são:
-Dor abdominal;
-Diarreia com muco e sangue;
-Emagrecimento não intencional;
-Perda do apetite;
-Febre;
-Fístulas anais com saída de secreção purulenta.
Nesses casos, alerta a médica, é necessário procurar ajuda especializada e ficar atento se os sintomas não cessam ou demoram a falhar.


Exames para doenças inflamatórias intestinais
O diagnóstico das DIIS é feito considerando alguns fatores, entre eles: histórico do paciente e exames. Os exames podem ser físicos, ou seja, feitos pelo médico especialista no consultório, exames laboratoriais e de imagem, como colonoscopia, estudo radiológico dos intestinos, tomografia computadorizada e ressonância magnética.


Apesar dessas doenças não terem cura, com o diagnóstico precoce é possível tratar e melhorar a qualidade de vida, bem como evitar complicações e minimizar os sintomas. Isso porque o cuidado adequado contribui para a remissão da doença, permitindo que o paciente possa conviver melhor com ela.

Com informações de Pollyana Cabral - Re9 Comunicação

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário