MTEC Energia

5 de maio - Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

Maio Amarelo Com o tema “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida”, Prefeitura de Goiânia lembra a importância do respeito à faixa de pedest...

Foto: Paulo José

Maio Amarelo

Com o tema “Eu respeito a faixa, eu respeito a vida”, Prefeitura de Goiânia lembra a importância do respeito à faixa de pedestre


No Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, chama a atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito no mundo e lembra da importância do respeito à faixa de pedestre com enfoque ao tema da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo 2021: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, que segue até o dia 31.

A data surgiu durante a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009, e já chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. Diante deste chamamento, é constatado que a mudança no atual quadro de acidentalidade do trânsito no país depende de quem está no comando de qualquer sistema motorizado. Por isso, a exemplo do que já é feito em Brasília-DF, a campanha de 2021 da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM) quer sensibilizar os condutores a respeitar a preferência de travessia do pedestre nas faixas a ele destinadas, em função de ser considerado o mais frágil no trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) responsabiliza os condutores pela segurança dos pedestres. “A boa convivência entre esses usuários depende basicamente do respeito aos direitos e deveres de cada um e o nosso objetivo com a campanha é salvar vidas”, pondera o prefeito da Capital, Rogério Cruz. Por determinação do prefeito, a SMM trabalha para criar essa relação de respeito ao pedestre porque, afinal, todos são pedestres.

Segundo o secretário da pasta, Horácio Mello, o resultado do trabalho vai significar menos vidas em risco. “Após essa campanha de conscientização, o objetivo é auxiliar na diminuição das mortes no trânsito e elevar Goiânia a ser uma referência nacional no respeito à travessia. Estender os braços e fazer o sinal de vida para atravessar a rua deve se tornar uma convenção goianiense e o motorista do veículo precisa parar na faixa”, afirmou Mello.

A Prefeitura de Goiânia está na força-tarefa e chama a atenção para que todos cumpram suas responsabilidades e a Capital tenha um trânsito mais humano. “Motorista, motociclista, ciclista, entregador, taxista: antes de seguir na via, fique atento a todas as sinalizações e, principalmente, para o pedestre que também precisa transitar. Respeitar a faixa é respeitar a vida”, destacou o secretário.

Bárbara Romualdo, da editoria de Mobilidade

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário