MTEC Energia

Secretário da Seduh apresenta 17 projetos de lei que encaminhará à CLDF

Projetos tratam de regularização fundiária, conservação do patrimônio urbanístico, modernização do código de obras e edificações, revitaliza...

Projetos tratam de regularização fundiária, conservação do patrimônio urbanístico, modernização do código de obras e edificações, revitalização do Setor Comercial Sul entre outros temas
Foto: Reprodução/TV Web CLDF



O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh), Mateus Oliveira, apresentou 17 projetos de lei que encaminhará à Câmara Legislativa nos próximos meses, em reunião extraordinária remota da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) realizada nesta quarta-feira (3). “É uma meta arrojada e extremamente necessária para deixarmos um marco legal atualizado para os próximos dez anos ou mais do DF. Nosso objetivo, acima de tudo, é fazer um convite aos senhores deputados para esse pacto pelo desenvolvimento urbano, de forma a beneficiar toda a população”, afirmou Oliveira.

Uma das prioridades é a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Lous), que será encaminhada em duas etapas a fim de agilizar a tramitação, sendo a primeira apenas para correção de erros, e a segunda com “revisão conceitual com foco na dinamização das RAs”. Outra matéria de destaque é sobre a Regularização Fundiária Urbana – Reurb (PLC nº 77/2021), que atualiza o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) para incorporar os instrumentos de regularização fundiária da Lei Federal 13.465/2017. A Proposta prevê oito novas Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS), que beneficiarão cerca de 50 mil pessoas: Dorothy Stang; Miguel Lobado (Sobradinho); Bica do DER e Horta Comunitária (Planaltina); Nova Gênesis (Sol Nascente); Morro da Cruz II, Capão Comprido II e Vila do Boa (São Sebastião).

Haverá revisão de algumas matérias, como a “Lei dos Puxadinhos” (LC 766/2008) que, entre outros, simplifica procedimentos e exclui data limite para concessão; do PLC que regulariza os Loteamentos Fechados; da Lei de Permeabilidade (LC 929/2017); e da Lei da Outorga Onerosa de Alteração de Uso - Onalt (LC 294/2000), que tornará a cobrança mais objetiva ao adotar o ITBI como base de cálculo.

Também foram apresentados o projeto que regulariza o funcionamento do Museu Sesi Lab; o PLC Viva Centro, sobre a revitalização do Setor Comercial Sul; o PL da Modernização do Código de Obras e Edificações, que simplifica procedimentos e prevê, entre outros, a dispensa de carta de habitação e alvará para habitação de interesse social.

As propostas incluem ainda a criação do Conselho de Habitação do DF; o PLC do Eixo Monumental, que regulariza lotes para destinação cultural da Praça do Cruzeiro até a Epia, referentes a 10% da área remanescente; o PL sobre Parcelamento do Solo, com regra para o crescimento urbano; o PLC sobre permissão do uso dos becos das pontas de quadra nos lagos Sul e Norte; o PLC que atualiza o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), com objetivo principal de adequá-lo à Portaria do Iphan 166/2016.

Há também projeto que regulamenta a concessão de áreas públicas para comércio; que cria soluções para imóveis abandonados; que regulariza equipamentos públicos; e que revisam a LC 755/2008 (sobre concessão de áreas públicas), o Pdot (atualiza diretrizes de planejamento urbano para os próximos 10 anos) e a própria Lei Orgânica sobre questões urbanísticas.

Trabalho aprofundado

Presidente da CAF, Cláudio Abrantes (PDT) pediu ao secretário que a proposta da Luos inclua comparativo de mapas, tabelas e quadros de parâmetros, bem como a justificativa técnica “ponto a ponto” para facilitar o trabalho dos deputados. O distrital agradeceu a apresentação, que considerou “uma carta de intenção muito positiva do Poder Executivo e para com o parlamento, que é a caixa de ressonância da sociedade”. Arlete Sampaio (PT) ressaltou a importância de a Seduh desenvolver os projetos de “forma intersetorial” e parabenizou o secretário: “Eu posso até ter discordância em relação a determinadas metodologias, mas tenho de reconhecer que é um trabalho aprofundado sobre a realidade do DF”.

Jorge Vianna (Podemos) defendeu atuação célere da Secretaria no combate a invasões, bem como a regularização de ocupações já estabelecidas: “precisamos olhar a periferia e achar solução para essas comunidades”. A presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, Júlia Lucy (Novo), ressaltou a necessidade de um “trabalho conjunto” para que os projetos “não comecem a ser discutidos do zero”. Ela também defendeu a verticalização nas Regiões Administrativas e “mais segurança jurídica para estabelecimentos comerciais”.

Entre os principais pontos, Eduardo Pedrosa (PTC) destacou a criação das Aris e a Lei dos Puxadinhos, “que vão ao encontro dos anseios da população”. Para ele, o novo cálculo da Onalt dará mais dinamismo ao setor da Construção Civil.

Já o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-DF), Dionysio Klavdianos, chamou atenção para “o caráter democrático” dos projetos, elaborados a partir de reuniões públicas e envolvimento de entidades do setor. “É muito importante que todos nós do setor produtivo, do legislativo e do governo se unam em torno desse trabalho”, afirmou. Para o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Almeida, a insegurança jurídica e o excesso de burocracia são “os dois grandes entraves” para o setor imobiliário e poderão ser corrigidos com os projetos apresentados. “Louvo os temas e as propostas, muito alinhadas com a qualidade de vida da cidade e com a recuperação econômica neste momento tão grave”. Ele frisou que a Câmara Legislativa poderá melhorar os projetos, como, segundo ele, ocorreu com a lei de emissão de Alvarás em 7 dias.




Mário Espinheira
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário