Uma das mais importantes obras do Distrito Federal, realizada em Taguatinga, cidade localizada há 21 quilômetros da Capital Federal, terá su...
Uma das mais importantes obras do Distrito Federal, realizada em Taguatinga, cidade localizada há 21 quilômetros da Capital Federal, terá supervisão e equipamentos de ponta do Mackenzie Brasília

O controle tecnológico do Túnel de Taguatinga - DF - realizado no laboratório da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) é tema de transmissão ao vivo no canal oficial da instituição no Youtube. A Instituição, em parceria com o Consórcio Supervisor ATP Prisma, responsável pela supervisão das obras, que é uma das mais importantes do Distrito Federal nos últimos anos, participa do controle tecnológico da obra com equipamentos modernos do curso de Engenharia Civil da FPMB. A nova graduação da instituição é aparelhada com recursos de última geração e tem sido elogiada por especialistas da área, pelo Governo do Distrito Federal e por grandes empresas do setor.
O coordenador geral do Túnel de Taguatinga, Bruno Almeida, o mestre em Geotecnia e especialista em Infraestrutura, Vinícius Resende, e a mestre em Estruturas e Construção Civil e projetista de Impermeabilização, professora Irene Joffily, participam da conversa, conduzida pela professora Neusa Mota, doutora em Geotecnia e coordenadora do curso de Engenharia Civil da FPMB. "É uma oportunidade importante para que os interessados em obras de infraestrutura urbana conheçam esse projeto, ligado a uma das maiores obras do Distrito Federal, e conheçam, também, a estrutura de ponta que o Mackenzie trouxe para Brasília", comentou a docente.
A construção do Túnel de Taguatinga é uma das obras mais aguardadas do Distrito Federal. Com 1.010 metros de extensão, duas pistas paralelas de três faixas de rolagem em cada sentido e uma ligação subterrânea direta com a Ceilândia, pela Via Elmo Serejo, a via também será uma alternativa para o próprio Centro de Taguatinga, mitigando a retenção de veículos, de acordo com informações divulgadas pela Agência Brasília.
Se por um lado irá desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que circulam diariamente pela região, por outro, a atual Avenida Central de Taguatinga será transformada em uma Boulevard com foco nas pessoas e comércio da região. O fluxo na Avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e visitantes interessados em usufruir do local. Por isso, inclusive, há um projeto de paisagismo em execução e as calçadas serão todas revitalizadas, segundo o GDF.
Em setembro do ano passado, o Mack BSB Lives 16, programa da FPMB de conferências on-line e diálogos qualificados com professores e especialistas em diversas áreas, com ampla atuação no mercado, discutiu os aspectos técnicos da obra túnel de Taguatinga, com o Secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Luciano Carvalho, e o Mestre em Geotecnia com experiência em obras de infraestrutura de transporte, Vinícius Domingues. O programa pode ser assistido neste link.
Assista á live "O Controle Tecnológico do Túnel Taguatinga nos Laboratórios do Mackenzie"
Com informações da Segs e Agencia Brasilia
COMENTÁRIOS