MTEC Energia

Assalto a banco em Criciúma: Piadas e comentários infelizes de Jornalistas da RBS provocam repulsa de patrocinadores

No programa Timeline, da rádio Gaúcha de Porto Alegre, os jornalistas David Coimbra e Kelly Matos justificam as ações dos bandidos em assalt...



No programa Timeline, da rádio Gaúcha de Porto Alegre, os jornalistas David Coimbra e Kelly Matos justificam as ações dos bandidos em assalto a banco de Criciúma, parabenizando os contraventores pelo "profissionalismo" e por "não estarem roubando do povo". Matos chegou ao ponto de afirmar: "crime não é roubar um banco, mas fundar um banco".

Para os apressados, liberdade de expressão não protege apenas o direito individual de expor o que se pensa, mas também o direito de não ouvir, não concordar, não dar espaço e não financiar àqueles dos quais discordamos.

Mais uma vez fica claro que levar a informação de forma isenta pode garantir a audiência, dar credibilidade e garantir a fonte de recursos financeiros ao veículo de comunicação. Episódios semelhantes levaram a demissão de repórteres e jornalistas dos canais onde trabalhavam. Nesse caso, a revolta ficou por conta dos patrocinadores.

Segue a nota da Unicred, e de outros patrocinadores do programa que decidiram cancelar seus contratos:

Prezados,

Diante da repercussão negativa sobre o conteúdo divulgado no programa Time Line, da Rádio Gaúcha, exibido em 02/12, onde os jornalistas Kelly Matos e David Coimbra comentam os fatos do assalto a uma agencia do Banco do Brasil, definimos rescindir o contrato de patrocínio, que deve cumprir o aviso prévio de 30 dias a partir da data do cancelamento.

A Unicred respeita a liberdade de imprensa e o trabalho realizado pelos jornalistas e pela RBS, no entanto não compactua com os comentários realizados a respeito dos bancos e assaltantes.

A repercussão negativa dos comentários levou alguns patrocinadores a se afastarem do programa, entre eles a Biscoitos Zezé e a Vinícola Salton. Ambas as marcas liberaram, nas redes sociais, notas de repúdio aos comentários dos apresentadores. 

"Não há contexto possível para tais comentários, no mínimo desrespeitosos e debochados. [...] Nossa solidariedade e carinho à cidade de Criciúma e em especial aos familiares e amigos do policial ferido", escreveu a Zezé. 

Já a Salton destacou que, como marca, "valoriza a família, a tradição e as comunidades em que está inserida", dizendo que os comentários dos jornalistas "não condizem com os valores que a empresa defende"...

Resposta da RBS

Boa tarde! A respeito de manifestação feita pelo comunicador David Coimbra, no programa Timeline da última quarta-feira (2), sobre o assalto em Criciúma (SC), o Grupo RBS informa que não houve intenção de minimizar a gravidade da ação criminosa e de ofender as empresas, os cidadãos e os policiais que foram feridos. 

O comunicador se retratou no ar na quinta-feira (3). A RBS pede desculpas pelo ocorrido e afirma seu respeito às instituições financeiras e às forças policiais, assim como a todas as pessoas atingidas pelo lamentável episódio. A linha editorial da RBS nos assuntos de segurança busca auxiliar cidadãos e empresas a se protegerem e valoriza as forças policiais na defesa da lei e da sociedade. 

A empresa tem como princípio estar aberta às críticas e aos questionamentos de todos, para ouvir suas percepções sobre todo e qualquer tema e estabelecer uma relação constante de diálogo e respeito. Essa atitude será reforçada nos próximos dias com diversos setores da sociedade com o propósito de aperfeiçoar o seu jornalismo responsável e independente.

Resposta dos Assinantes nas Redes Sociais

Vários assinantes resolveram cancelar assinatura do jornal ZH e incentivar milhares de outros assinantes publicando suas intenções em grupos de mensagens e nas redes. É possível que outros patrocínios também sejam cancelados.








Da redação com informações de grupos de Whatsapp

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário