MTEC Energia

SUS 30 anos: indispensável à saúde, estratégico ao Brasil

O SUS, instrumento de garantia de saúde e cidadania para a população, precisa ser fortalecido (Foto: Agência Brasil) O Sistema Único de Saúd...


O SUS, instrumento de garantia de saúde e cidadania para a população, precisa ser fortalecido (Foto: Agência Brasil)


O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma grande conquista da jornada da redemocratização que desaguou na Constituição de 1988. No último dia 19, completaram-se 30 anos da promulgação da lei que efetivou sua instituição.. Poucos países no mundo, de porte semelhante ao Brasil, dispõem de algo com a abrangência e a cobertura do SUS. Mesmo enfraquecido com o subfinanciamento, o sistema tem sido um gigante no combate à pandemia do coronavírus.

Sem ele, com sua capilaridade, seu abnegado e competente corpo de profissionais, a dimensão da tragédia, pela irresponsabilidade e conduta criminosa de Bolsonaro, poderia ser ainda mais trágica. Com Bolsonaro, o SUS, além do subfinanciamento, passa por processo ainda mais grave, que é o desfinanciamento e o corte sistemático de recursos que visam ao seu desmonte.

Contudo, mesmo duramente atingido pela Emenda Constitucional do teto de gasto e pela agenda ultraliberal de Bolsonaro-Guedes, o SUS, pelo desempenho positivo no combate aos efeitos da pandemia, ganhou respaldo político e social. As eleições municipais, já em andamento, podem fortalecer esse respaldo, pela campanha do campo democrático e progressista.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por exemplo, lançou uma “Plataforma de Emergência” na qual destaca a importância do SUS para se ter cidades mais democráticas, mais humanas. De fato, o sistema é uma grande conquista pública do país. Ele engloba atenção básica, média e alta complexidade, urgência e emergência, vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária e assistência farmacêutica.

Sua atuação abrange desde o simples atendimento para aferição da pressão arterial até as mais complexas cirurgias, como de transplante de órgãos. Conforme a Constituição e a Lei n° 8080, que regulamentou o seu funcionamento, a gestão do sistema deve ser fundamentada na distribuição de competências entre a União, estados e municípios, o que lhe confere um planejamento e execução de ações da saúde de ampla abrangência.

Fazer a sua defesa é uma questão que diz respeito a todos os que pensam o papel do Estado como essencial para o atendimento às necessidades básicas da população. Ou, dito de outra forma, garantir a oferta de serviços e o seu financiamento.

Sua importância, no transcurso dos 30 anos da lei que selou sua criação, ficou demonstrada ficou demonstrada na Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada dia 4 de setembro deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que mais de 70% da população brasileira vai usar o SUS quando precisar de algum atendimento médico. Isso sem contar o que todos usam de alguma maneira, como, por exemplo, tomar vacina, usar medicações de alto custo ou da Farmácia Popular.

Com informações do Vermelho e Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário