MTEC Energia

Google obrigada a pagar por mostrar artigos noticiosos em França

Agências noticiosas e editoras francesas estão a negociar a remuneração que a gigante tecnológica terá de passar a pagar A Autoridade ...

Agências noticiosas e editoras francesas estão a negociar a remuneração que a gigante tecnológica terá de passar a pagar



A Autoridade da Concorrência francesa ordenou a Google a negociar com editoras e agências noticiosas o pagamento de compensações financeiras pela exibição de conteúdos abrangidos pela diretiva europeia de diretos de autor nas suas páginas de pesquisa e notícias. A decisão refere que as práticas da Google constituíam um abuso de posição dominante e que prejudicam o setor da comunicação social.

Quando a diretiva europeia dos direitos de autor foi aprovada no ano passado (a tal que gerou polémica por causa do Artigo 13), a Google anunciou que iria optar por simplesmente remover os excertos noticiosos a menos que as editoras dessem autorização para serem publicados. Contudo, a Autoridade da Concorrência gaulês considera que a maioria dos órgãos de comunicação social acabou por atribuir essas licenças à Google sem qualquer remuneração por a gigante tecnológica ter abusado da sua posição dominante no mercado ao impor condições injustas.

Por outras palavras, as editoras viram-se forçadas a ceder gratuitamente os seus conteúdos protegidos por direitos de autor por a Google deter 90% da quota de mercado em França. É que o desaparecimento dos artigos do Google iria ter como consequência perdas de 26 a 90% no tráfego para os media.

Citada pelo Engadget, a Google revelou que ia acatar a decisão e que se encontrava a falar com as editoras sobre suporte e investimento desde o ano passado, quando a diretiva dos direitos de autor entrou em vigor em França.

Durante este processo negocial, a Google continuou a mostrar excertos noticiosos, fotos e vídeos sem pagar aos autores. Isto levou a uma queixa de várias entidades, como a agência France-Press, pelo que, quando se chegar a acordo sobre a remuneração, a decisão terá efeitos retroativos até outubro de 2019.

Com informações de Sapo

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário