MTEC Energia

Senado aprova calamidade pública em razão do coronavírus

São Paulo – Pela primeira vez na história, em 196 anos de existência da Casa, em votação remota e por unanimidade, o Senado Federal aprovou ...



São Paulo – Pela primeira vez na história, em 196 anos de existência da Casa, em votação remota e por unanimidade, o Senado Federal aprovou nesta sexta-feira (20) projeto de decreto legislativo reconhecendo estado de calamidade pública no país, como consequência da pandemia do coronavírus. O texto foi aprovado 75 votos, nenhum contrário, já foi promulgado e será publicado para entrar em vigor.

O decreto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados na quarta-feira (18) e autoriza o governo federal a gastar mais do que o previsto. A autorização é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em seu artigo 65, a legislação prevê a dispensa da União, estados e municípios de cumprir resultados fiscais. O texto aprovado está previsto para vigorar até 31 de dezembro de 2020.

Com a decisão do Congresso, a meta fiscal do governo definida no Orçamento para 2020 deverá superar os R$ 124,1 bilhões de déficit previstos.

“Mais do que nunca, a sociedade brasileira, o povo brasileiro, precisa do Parlamento. É importante que o Congresso continue se reunindo para enfrentar temas importantes nesse momento como os preços abusivos do álcool em gel, por exemplo”, disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Durante a pandemia, o Senado continuará se reunindo remotamente.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está em tratamento por contaminação do coronavírus. Por isso, a sessão virtual foi presidida pelo o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

O projeto aprovado cria uma comissão mista de seis senadores e seis deputados federais, que deverá acompanhar a execução do orçamento da União relativa às ações contra a Covid-19.

Segundo o texto aprovado, a comissão realizará, mensalmente, reunião com o Ministério da Economia, para avaliar “a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao coronavírus”.

Até a noite de ontem, de acordo com o Ministério da Saúde, o país tinha 621 casos confirmados e seis mortes. Para o neurocientista Miguel Nicolelis, o quadro causado pela doença no Brasil “vai ser a situação de guerra mais complexa, mais multidimensional e mais desafiadora que o país já enfrentou”, disse, em entrevista ao Tutaméia.

Em São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou pelo Twitter que, também nesta sexta, assinou decreto reconhecendo estado de calamidade pública. “Acabo de assinar decreto que reconhece o estado de calamidade pública no Estado de São Paulo por conta da Covid-19”.

Segundo ele, a intenção é “desburocratizar o processo de compras e contratações de serviços essenciais no combate ao coronavírus”.

Com informações de Eduardo Maretti, da RBA

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário