
João Amoêdo deixa a presidência do NOVO e Eduardo Ribeiro assume o cargo
Eduardo foi eleito por unanimidade pelos demais membros do Diretório Nacional, em conformidade com o estabelecido no Estatuto do NOVO. Ele é catarinense, empresário, formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem toda a sua atuação profissional voltada ao setor de saúde.
João Amoêdo permanecerá na Fundação Brasil Novo, como membro do Conselho Curador e como filiado, divulgando e defendendo os princípios e valores do NOVO. Ele escreveu uma carta que pode ser lida aqui.
O NOVO agradece todo o inestimável esforço de João Amoêdo, que se dedicou por quase uma década para a construção do partido.
O NOVO segue com o objetivo de se consolidar como uma instituição inovadora e diferenciada na política brasileira, crescendo com coerência, qualidade, sem atalhos, de forma sustentável, sem dinheiro do pagador de impostos e fiel aos seus princípios e valores.
“Com 4 anos e meio do nosso registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), somos ainda uma instituição jovem, mas que já apresenta resultados relevantes e serve como exemplo de boas práticas na política”, escreveu Amoêdo em carta divulgada no site do partido.A legenda conseguiu eleger oito deputados federais nas eleições de 2018, além do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
De acordo com o professor Christian Lohbauer, que foi o vice na chapa presidencial de Amoedo nas eleições de 2018, o correligionário está encerrando um ciclo que estava muito centralizado nele desde o início. “Ele estava cansado e agora quer se dedicar mais à fundação”, afirmou.
“Eduardo nasceu dentro do partido, das bases de Santa Catarina, não é indicação de ninguém, não é parente de ninguém”, afirmou o professor e cientista político liberal brasileiro. Segundo Lohbauer, a ascensão de Ribeiro se da por mérito. O diretório de Santa Catarina, dirigido por ele, teve o melhor voto per capita nas eleições gerais de 2018 (o maior numero de votos em relação aos numero de eleitores).
Ainda segundo o professor, Ribeiro não integrou o grupo inicial que fundou o Novo, representando uma renovação nos quadros.
Fontes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ligadas ao Novo disseram ao Estado que os parlamentares não sabiam da mudança até o envio do comunicado do partido.
Como candidato a presidente nas eleições de 2018, Amoêdo teve 2,6 milhões de votos – 2,5%. Ficou em quinto lugar na disputa, superando a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade.
Com informações do Novo e Estadão
0 comentários: