MTEC Energia

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil tem campanha e ações de conscientização no DF

Neste dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Neste ano de 2019, o Fórum Distrital de Combate ao Trabalho I...


Neste dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Neste ano de 2019, o Fórum Distrital de Combate ao Trabalho Infantil – FPETI/DF, que reúne várias entidades, dentre elas a Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), desenvolve a campanha que visa ampliar e aprofundar o debate com a sociedade e o governo, no intuito de motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil. Neste sentido, já estão sendo realizados eventos e distribuídos materiais informativos em várias localidades do DF.

Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, a campanha destaca a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito às vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. As estações do Metrô no DF ganharam enormes outdoors com os dizeres da campanha.
Campanha/programação - As ações tiveram início no último dia 7, durante evento da Frente Parlamentar pela Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Neste dia 12/06, às 15h, ocorre panfletagem na Plataforma da Rodoviária do Plano Piloto, com lançamento da campanha e distribuição de materiais informativos, conduzido pela Sejus e Ministério Público e Territórios do DF.

Também nesta quarta-feira, às 18h, a Sejus estará representada na cerimônia organizada pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST e Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT sobre o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e do Estímulo à Aprendizagem. Na ocasião haverá lançamento do edital do “Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo 2019”, que consiste na seleção de trabalhos jornalísticos sobre a temática. Local: área externa do bloco A do TST.

No sábado, dia 15, acontecerá ações semelhantes no evento “Sejus mais Perto do Cidadão”, em Brazlândia. Nesta terça-feira, dia 11, roda de conversa sobre o tema aconteceu em escola de Brazlândia, dentro da programação do mesmo evento. Mais sobre a campanha em www.fnpeti.org.br/12dejunho.

Legislação – Lembra o secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, que de acordo com a Constituição Federal o trabalho infantil é permitido apenas a partir dos 16 anos, desde que não seja em condições insalubres, perigosas ou no período noturno. Nesses casos, é terminantemente proibido até os 18 anos. A partir dos 14 anos, é permitido contrato especial de trabalho na condição de aprendiz, com o objetivo de oferecer ao jovem formação profissional compatível com a vida escolar. “Por isso faz-se importante a campanha de esclarecimento junto à população”, defende.

A subsecretária da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, Adriana Faria, lembra que a Sejus tem atuado no sentido de promover ações de conscientização e de cidadania voltadas aos alunos da rede pública por meio de palestras e outras modalidades.

Dados - Enquanto em todo o Brasil há uma redução lenta do problema, o DF surge com aumento na incidência dos casos de trabalho infantil. Segundo dados do IBGE, no país são aproximadamente 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% da população (40,1 milhões) nesta faixa etária.

O DF, com uma população de quase 3 milhões de pessoas, tem 581.225 meninos e meninas na faixa de 5 a 17 anos, sendo que desses 18.497 estão ocupados. Entende-se por ocupados, crianças e adolescentes que desempenham atividades econômicas remuneradas ou não, sem supervisão, e que não tenham caráter educativo.

Por outro lado, Brasília tem uma das maiores taxas de contratação de adolescentes por parte da administração pública: 21,1%, contra 15,3% em São Paulo, segundo colocado.
Fórum - O Fórum Distrital de Combate ao Trabalho Infantil é um coletivo que coordena esforços no DF, integrante do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). É formado por representantes de entidades como o Ministério Público do Trabalho (MPT), os Salesianos, da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SEJUS), a Superintendência Regional do Trabalho (SRT/DF), o Tribunal Regional do Trabalho a 10ª Região (TRT/DFT), dentre outros.

Fonte: Sejus DF

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário