MTEC Energia

Mais uma vez o CREA-DF se posiciona contra a inclusão de serviços de engenharia como serviço comum

Na manhã desta quarta-feira (16/01), em audiência pública realizada pelo Ministério da Economia, para debater e receber contribuições p...


Na manhã desta quarta-feira (16/01), em audiência pública realizada pelo Ministério da Economia, para debater e receber contribuições para a ementa que sugere alterar o artigo 01, do Decreto 5.540 que trata do Pregão Eletrônico.

Considerar “comuns” os serviços de engenharia foi o principal questionamento apresentado por engenheiros, arquitetos, advogados e empresários que, participaram da audiência pública.

A presidente do CREA-DF, Fátima Có mais uma vez se posiciona, firmemente, contra a inclusão de serviços de engenharia como serviço comum. “São 12 mil obras paralisadas no Brasil, isso porque as empresas dão 40, 50 e até 60% de desconto para ganharem as concorrências nas licitações e não conseguem concluir, porque o valor acaba sendo inexecutável. Se a lógica do pregão é ser mais barato, acaba perdendo totalmente a vantagem, porque a obra vai ficar inacabada, o prejuízo vai ser maior”, disse Fátima.

O presidente do Confea, Joel Krüger pediu que o ministério definisse melhor o que seria “um serviço comum de engenharia”, já que, para os engenheiros, “existem serviços comuns e existem serviços de engenharia”.

“De acordo com a Lei 5194/66 já vêm determinadas as atividades de engenharia e não cabe ao Tribunal de Contas estabelecer o que é serviço de Engenharia” defendeu o gerente do Departamento Tecnico do CREA-DF, Gilberto Campos.

A mesa do debate foi coordenada pelo diretor do Departamento de Normas do Ministério da Economia, Wesley Lira, pela diretora de Logística, Andrea Anche e pelo Secretário de Gestão, Rogério Daniel que defenderam que para melhorar normas e plataformas tecnológicas que sustentam os processos licitatórios, no âmbito do poder público federal, o Pregão Eletrônico se tornou atividade essencial para o estado poder funcionar.

Também estiveram presentes na audiência o presidente do Crea Goiás, Francisco Almeida, o presidente do Crea Paraíba, Antonio Carlos de Aragão, o presidente do Crea Bahia, Luiz Campos, além do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), João Carlos Pimenta, e o presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Luiz Afonso Assad.

» Saiba mais: Audiência pública debate aprimoramento das regras do pregão eletrônico

» Consulta pública: vai até esta segunda 21 de janeiro consulta pública para recebimento de contribuições sobre a norma que regulamenta e altera as regras do Pregão Eletrônico para aquisição de bens e serviços comuns – de acordo com o que determina o Decreto nº 5.450/2005.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário