MTEC Energia

Protesto na posse de Toffoli defende ‘trem-bala da alegria” para técnicos

Proposta foi entregue pela Federação dos Trabalhadores no Judiciário Federal (Fenajufe) à equipe de transição do futuro presidente do Sup...


Proposta foi entregue pela Federação dos Trabalhadores no Judiciário Federal (Fenajufe) à equipe de transição do futuro presidente do Supremo Tribunal Federal, que toma posse nesta quinta-feira (13)

Um ‘trem-bala da alegria” ameaça engatar nas contas públicas federais por conta de proposta encaminhada ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que toma posse nesta quinta-feira (13).

Trata-se do Projeto NS, que eleva, para nível superior, a escolaridade de cerca de 85 mil técnicos judiciários de nível médio lotados em Brasília e nas diversas instâncias judiciais da União distribuídas pelo País, envolvendo justiças federal, eleitoral, trabalhista e militar. A ascensão funcional é prevista na proposta sem a necessidade de concurso público.

O atendimento do Projeto NS será cobrada na manifestação que acontecerá em frente ao prédio do STF na Praça dos Três Poderes em Brasília. O protesto foi organizado pela Federação dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Fenajufe) e sindicatos da categoria,que são compostos em sua maioria por técnicos de nível médio.

Faixas no aeroporto

Ontem, manifestantes ligados à Fenajufe esticaram faixas em defesa do Projeto NS no aeroporto de Brasília para receber autoridades vindas dos Estados para participar da solenidade de posse do novo dirigente do STF e também do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"Os Técnicos não suportam mais esperar: NS JÁ!", diz uma faixa. “Tudo evolui. O trabalho do cargo de Técnico Judiciário também. NS Já!", aponta outra faixa.

Se aprovado, o Projeto NS eleva as despesas com o funcionalismo em R$ 4,5 bilhões por ano, levando em conta a menor faixa de vencimentos dos analistas de nível superior, aos quais os técnicos buscam se aproximar ou se equiparar. Isso porque a legislação exige que o salário acompanhe a elevação da escolaridade.

A partir de janeiro de 2019, com o reajuste previsto para os servidores do Judiciário, a conta anual poderá passar para R$ 5,7 bilhões por ano. Tal volume de recursos seria suficiente para a construção de 38 mil casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida.

As estimativas são da Associação e do Sindicato dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Anajus e Sinajus), que representam os profissionais concursados para o cargo de nível superior. Os dados estão sendo reavaliados com base nos números sobre o Judiciário e, 2017 divulgados no levantamento Justiça em Números, do CNJ,divulgados no final de agosto.

“Bota fora”

De acordo com o site da Fenajufe, o protesto vai marcar também o “bota-fora” da ministra Cármen Lúcia, após dois anos na presidência da Corte, por não haver atendido ao ‘trem-bala da alegria’ e outras reivindicações apresentadas pela entidade.

Com gestão austera, a magistrada foi voto vencido no dia 8 de agosto, durante sessão administrativa que aprovou, por 7 x 4 votos, propor ao Congresso Nacional aumento de 16,38% para os 11 ministros da Corte em 2019.

Tinta fria

Em defesa da proposta, a Fenajufe alega que a elevação da escolaridade dos técnicos não vai gerar novas despesas financeiras aos cofres públicos porque apenas reconhece as atividades mais complexas já desempenhadas pelos técnicos.

Repudia a acusação de que o Projeto NS representa um ‘trem da alegria’, como aponta a Anajus e o Sinajus. A direção da entidade reclama de não ter recebido nenhuma resposta da ministra Cármen Lúcia após oito solicitações de audiência, depois de terem encaminhado a proposta no dia 19 de dezembro de 2017.

“A resposta a todas elas, até o momento e já registrada inúmeras vezes, nada mais é que a tinta fria do carimbo de protocolo”, protestou a entidade, em notícia publicada no site da organização.

Prioridade

No banner do protesto divulgado no site da Fenajufe, o Projeto NS é o primeiro item da pauta de reivindicações.

A manifestação na posse de Toffoli será o primeiro protesto organizado por servidores públicos para tentar barrar a medida provisória editada pelo presidente Michel Temer que adia, de 2019 para 2020, o reajuste da categoria.

Há sinalizações de greve dos servidores públicos e mobilização parlamentar contra a MP por contar com uma expressiva bancada no Congresso. Outras reivindicações do movimento são a criação de data-base para reajuste anual da categoria, a exemplo do que acontece na iniciativa privada. Também defendem a revogação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos.

ENTIDADES PRESSIONAM TOFFOLI PARA APROVAR “TREM-BALA DA ALEGRIA”

A Federação (Fenajufe) e Sindicatos de Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público da União promovem protesto nesta quinta-feira (13), a partir das 14h, na Praça dos Três Poderes para marcar a posse do ministro Dias Toffoli na Presidência do Supremo Tribunal Federal. A principal pauta da manifestação é criar um “trem-bala da alegria” para elevar, de nível médio para superior, a escolaridade de 85 mil técnicos judiciários. Eles teriam vencimentos equiparados ou próximos dos analistas de nível superior, sem precisar fazer concurso público.

Local: Praça do Três Poderes
Horário: 14h
Dia: 13/09/2018 

Fonte: ANAJUS - Lu Alves

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário