MTEC Energia

Novacap poderá responder na justiça por queda de viaduto em Brasília

Justiça pode afastar presidente da Novacap e atual diretor de DER/DF responsáveis pelo desabamento do viaduto no eixão A NOVACAP de...

Justiça pode afastar presidente da Novacap e atual diretor de DER/DF responsáveis pelo desabamento do viaduto no eixão


desabamento do viaduto da Galeria dos Estados - Brasília / DF

A NOVACAP deverá ser responsabilizada pelo desabamento do viaduto da Galeria dos Estados, pela omissão dolosa de seus diretores de realizar as obras necessárias para conservar e restaurar o viaduto da Galeria dos Estados e outros bens tombados do Distrito Federal.

O Adv. Paulo Goyaz protocolou, nesta quarta feira, 21/02, uma Ação Popular, onde pede o afastamento dos cargos contra: Júlio Cesar Menegotto e Eng. Marcio Augusto Roma Buzar, respectivamente presidente da NOVACAP e Diretor Geral do DER, ex-Diretor de Edificações da NOVACAP, por entender que competia à eles proteger os bens do patrimônio histórico cultural da humanidade (Brasília) e o patrimônio publico do DF sob responsabilidade direta da NOVACAP, fundamenta no fato de três processos administrativos referentes a manutenção dos viadutos da Galeria dos Estados que estão tramitando desde 2012 e 2014 onde esta demonstrado que era urgente a reparação dos viadutos desde 2012 e ao deixar os processos arquivados durante mais de 826 dias, deverão além de perder os cargos, ainda ressarcir ao GDF os prejuízos causados pelo desabamento do viaduto e retardamento injustificado da obra.

Entenda o caso

Após a queda do viaduto no ultimo dia 06/02, veio a publico que existiam três processos administrativos que demonstravam desde 2012 era urgente à necessidade de reparação dos viadutos da Galeria dos Estados e que tais processos ficaram engavetados pelos Diretores da Novacap, esta única responsável pela manutenção dos viadutos, por mais de 826 dias o que levou a queda do viaduto e os prejuízos ao GDF.

O adv. Paulo Goyaz destacou que Brasília é patrimônio histórico cultural da Humanidade, tombada pela UNESCO em 1987 e que a NOVACAP ficou encarregada da sua conservação e manutenção, dentre eles, os prédios, viadutos, pontes e outros bens que incorporam o patrimônio do Plano Piloto e para isto recebe verba especifica de fundo e tem mais de 100 técnicos qualificados, mas que os dois diretores agiram com omissão dolosa no exercício dos respectivos cargos e assim causaram os prejuízos e os transtornos que estão ocorrendo, não tendo sido identificado qualquer responsabilidade de funcionários do quadro ou da própria empresa.

Alega ainda que a CLDF teria aprovado a Lei 5.825 de 2017 que obriga anualmente a Novacap a fazer pericia técnica em pontes e viadutos de nossa cidade, que mesmo vetada, foi convertida em Lei pela CLDF e publicada em 10.abr.2017, e que até hoje não foi regulamentada e nem implementada em ação omissa e dolosa que, gerou o prejuízo.

Fundamentou a ação na proteção do patrimônio histórico cultural e na obrigação do servidor publico proteger o patrimônio sob a sua responsabilidade, tendo amparado na própria Constituição Federal (arts. 5º, LXXIII; 23, I e III; 215, 216, IV, V e § 1º e 4º e 225); na LODF, artigos 3º, II, III e IV, VIII e XI, 16, I, II, III; 17, VII, VIII, 51 e 165, VII; 183, IV, VII e 246; 247, § 2º, 3º, 4º e 338, I e III); no Decreto Legislativo 74 de 1977; na Lei Federal 3.751 e 5.861; nos Decreto 5.753 de 2006, 3.551 de 2000 e no Regimento Interno e no Código de Ética da Novacap e no Código de Ética da Engenharia.

Segundo o advogado, “os Diretores agiram com conduta omissiva, dolosa e premeditada, com agravante de que são engenheiros e o Buzar, é Professor da UnB na área de concretagem” e que “agiram com “vontade consciente de abstenção da atividade devida, informada pela posição de garantidor e conhecimento da possibilidade de impedir o resultado – pois tem conhecimento e experiência técnica – professor universitário na área de engenharia na especialidade de concretagem - e a consciência do resultado e teve a vontade de realizar a conduta omissiva sabendo do resultado que adviria e comparou o ato deles ao ato de uma mãe que deixa de dar mama a criação que posteriormente a criança vem a óbito, pois em ambos os casos aceitaram o eventual resultado provável e previsto e assumiu o risco de produzi-lo, gerando o enquadramento de ambos no artigo 186 do Código Civil Brasileiro e em outros artigos e pleiteou a reparação do dano financeiro e o afastamento imediato de ambos dos respectivos cargos.

Caberá ao Poder Judiciário decidir se acata o pedido ou não, se acatar os diretores serão afastados, imediatamente, e as obras serão fiscalizadas por um perito do juízo e um assistente do autor, e, após o julgamento final terão que devolver aos cofres públicos os prejuízos causados e ainda terão os bens confiscados.

Para provar os fatos, além da prova documental, ele requereu o depoimento dos envolvidos, de servidores da Novacap e do DER, além do próprio governador e da Secretária Leony Lemos.

Goyaz, afirma que não se pode permitir que funcionário graduado atue com desídia na conservação dos bens públicos e ainda seja premiado com nomeação em cargo de mais relevância como ocorreu com Marcio Buzar.

Para ler a ação na íntegra, clique aqui.
Mais informações entre em contato com a assessoria do advogado Paulo Goyaz pelo fone/zap (61) 99981-9787.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário