MTEC Energia

Ceilândia ganha mais um papa-entulho

Entregue nesta quinta (6) na QNP 28, segunda estrutura da cidade vai facilitar o trabalho de carroceiros, como Ezequiel Gonçalves Ezequie...

Entregue nesta quinta (6) na QNP 28, segunda estrutura da cidade vai facilitar o trabalho de carroceiros, como Ezequiel Gonçalves




Ezequiel Gonçalves, de 23 anos, é carroceiro em Ceilândia há quase 12 meses. Ele foi o primeiro a usar o papa-entulho inaugurado na manhã desta quinta-feira (6) na QNP 28, no P Sul. Foto: Tony Winston.

Ezequiel Gonçalves, de 23 anos, é carroceiro em Ceilândia há quase 12 meses. Ele foi o primeiro a usar o papa-entulho inaugurado na manhã desta quinta-feira (6) na QNP 28, no P Sul. “Isso é importante, porque vai diminuir o lixo na cidade, pois finalmente teremos um lugar para colocar o que recolhemos”, comemorou.

Além disso, Ezequiel avaliou que a estrutura dará mais segurança e comodidade ao seu trabalho. “Éramos muito criticados pela população.”

Em pouco menos de um mês, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis)notificou cerca de 80 carroceiros que descartavam entulho no lugar errado.

Depois de notificados, os trabalhadores têm prazo para recolher o material. Caso isso não ocorra, são multados. O valor depende do volume do descarte.

Manoel Feitosa, de 50 anos, mora em frente ao novo papa-entulho. De acordo com ele, somente perto de sua residência, havia mais de três pontos onde era jogado entulho irregularmente. A expectativa agora é que a prática diminua. “Já chegou a entrar até cobra em casa”, contou.

Presente na inauguração da sétima estrutura entregue pelo governo de Brasília, a diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos, disse que a ideia é levar o equipamento para todo o Distrito Federal. “O papa-entulho é uma ação do [programa] Brasília Cidadã. É uma oportunidade que a população tem de exercer a sua cidadania.”

Óleo usado será recolhido para o Projeto Biguá

Quatro servidores vão se revezar para dar orientações sobre o que pode ser deixado. Em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), um galão também será destinado à coleta de óleo usado, por meio do Projeto Biguá. Um dos objetivos é impedir que o líquido seja despejado na rede e dificulte o tratamento do esgoto.

O local, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, conta com quatro contêineres, com capacidade para 5 metros cúbicos de entulho cada um e quatro baias — duas para restos de baia e duas para os volumosos.

“Assim que ele enche, nós recolhemos”, esclareceu a gerente de Tratamento do SLU, Flora Lyn. Ainda há espaço para os recicláveis, que devem ser deixados em sacos.

Regras para utilizar o papa-entulho

Cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis) e restos de podas.

Também são aceitos recicláveis, como plástico, papéis e papelões, desde que estejam limpos e separados.

As regras para utilização dos papa-entulhos constam da Instrução Normativa nº 2, de 15 de março de 2017. Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:

  • resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos 
  • pneus 
  • embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes 
  • lâmpadas
  • pilhas e baterias 
  • equipamentos ou materiais que tenham metais pesados 
  • gesso 
  • espelhos 
  • vidros 
  • amianto 
  • tintas, solventes e tonner 

Além das duas unidades em Ceilândia — a primeira fica na QNN 29 —, já existem outras em Planaltina, em Taguatinga, em Brazlândia, no Gama e no Guará.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário