MTEC Energia

Marcos Pacco e Rollemberg entregam o deck sul à população de Brasília

O administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inauguraram  na manhã deste domingo (28) o Pa...

O administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, inauguraram na manhã deste domingo (28) o Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna, com isso os brasilienses ganharam mais 80 mil metros quadrados de área com opções de esporte e lazer à beira do Lago Paranoá

O espaço, que leva o nome de um dos engenheiros que vieram ajudar a construir a capital federal, fica próximo à Ponte das Garças, na Avenida das Nações (L4 Sul). Já o Deck Sul faz referência à estrutura de madeira de 551,06 metros de extensão e 6 metros de largura, com guarda-corpo, às margens do lago.

O administração regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, comentou que com a entrega do deck sul para população será democratizado o uso da orla. “O deck sul representa, um avanço na democratização do uso do lago. Aqui será um lugar de interação para os moradores do Plano Piloto e de todo o Distrito Federal, preparado para que a população use com segurança e conforto”, explica o administrador, Marcos Pacco.


“O que estamos fazendo aqui hoje é democratizar a nossa cidade. Revitalizar o lago é revitalizar Brasília. Porque o lago é a área mais nobre que temos no Distrito Federal. É a nossa praia, e a praia não pode ser particular, tem que ser de todos”, disse o governador na solenidade, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, e de dirigentes de vários órgãos do Distrito Federal.

Parte da recuperação do conjunto urbanístico da orla, o complexo configura-se como um clube aberto, de acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A previsão é que ele receba 6 mil pessoas por semana.

O deck de madeira tem 551,06 metros de extensão e 6 metros de largura, às margens do lago. Foto: Dênio Simões.


Os frequentadores vão encontrar no local ciclovia, pista de cooper e de skate, circuito com equipamentos para ginástica, parques infantis, ponto de encontro comunitário (PEC) e quadras de vôlei e poliesportiva. Há ainda 7,4 mil metros quadrados de calçadas, bancos de madeira e de concreto, mesas de jogos, como, dama, xadrez e pingue-pongue, pergolados (peças decorativas de madeira e metal) e sombreiros.


O auxiliar administrativo Peter Pablo Oliveira, de 36 anos, foi com a esposa, Daysiene de Oliveira, e as duas filhas curtir o domingo no Deck Sul. O casal contou que o parquinho com chão de borracha chamou a atenção pela segurança que oferece às filhas, de 4 e de 11 anos. Além disso, há um balanço com acessibilidade (para pessoas com deficiência).


O auxiliar administrativo Peter Pablo Oliveira, de 36 anos, e a esposa, Daysiene de Oliveira, levaram as duas filhas para conhecer o Deck Sul. Foto: Dênio Simões.


Com a manhã ensolarada, muitas outras famílias, atletas de corrida de rua e ciclistas foram conhecer a nova opção de passeio da cidade. Houve aula de dança com ginástica, campeonato de skate, pintura para crianças, food trucks.

Para facilitar o acesso dos visitantes, há três estacionamentos, com 120 vagas ao todo, e uma parada de ônibus.

A iluminação, de acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), está 90% concluída e deverá ser totalmente finalizada nesta semana.

Entre a vegetação escolhida estão árvores como buriti, guariroba, ipê-roxo, ipê-amarelo, jerivá, landim, licuri, copaíba e quaresmeira nativa. Além disso, haverá 70 mil metros quadrados de grama.


As obras, que foram iniciadas em dezembro de 2015, receberam investimento de R$ 12.097.107,37. O recurso faz parte de convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e a Novacap.
Nome do parque é homenagem ao pioneiro Cláudio Sant’Anna



A sugestão do nome do engenheiro civil Cláudio Sant’Anna foi dada ao governador por representantes do Clube dos Pioneiros e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).



Presente na inauguração, o jornalista Francisco Sant’Anna, filho do homenageado, agradeceu a iniciativa em nome da família e lembrou que o pai chegou aqui, aos 31 anos de idade, em dezembro de 1957, com quatro filhos, “quando nem o lago tinha, a água era de cacimba”.

Frequentadores contam com várias estruturas de lazer e esporte, como uma pista de skate. Foto: Dênio Simões.


Segundo ele, o ato de hoje traz uma dupla simbologia: a da homenagem aos pioneiros, “que deixaram suas casas e vieram porque acreditaram em um projeto de um Brasil novo”, e a da criação de “um espaço onde a utopia de Brasília e a utopia da igualdade das pessoas, das oportunidades possam se materializar”.


Entre as obras que Cláudio Sant’Anna comandou estão 11 blocos da 106 Sul, o Jardim de Infância da 308 Sul, o Hospital Regional de Sobradinho e a Reitoria e o Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB).


Além disso, atuou como diretor de Urbanização e diretor-presidente da Novacap e fundou o Sinduscon-DF, do qual foi o primeiro presidente, de 1963 a 1968. O engenheiro civil, que morreu em 2009, também presidiu a comissão de acompanhamento de obras da Ponte JK.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário