MTEC Energia

Nova ferramenta permite internauta dar pitaco em parecer de deputado

O e-Democracia busca incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País e a população O portal e-Democra...

O e-Democracia busca incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País e a população



O portal e-Democracia da Câmara foi totalmente reformulado. A página, que existe desde 2009, foi atualizada para se tornar ainda mais acessível para os cidadãos e os deputados. O diretor do Laboratório Hacker da Câmara, Cristiano Ferri, explicou que a finalidade é aumentar a interação e a participação popular. Ele destaca, entre as novidades, a ferramenta denominada Wikilegis.

Nessa plataforma, os deputados irão colocar pareceres iniciais sobre projetos e os cidadãos poderão opinar sobre o texto. "Essa é, talvez, uma das melhores ferramentas de participação digital nesse formato de contribuição colaborativa em cima do texto. E uma das inovações é que o cidadão, além de comentar cada dispositivo, pode também apresentar a sua própria versão". Segundo Ferri, nesse momento estará visível, na tela, a diferença entre o original e a sugestão apresentada pelo internauta.

O diretor explicou que outros participantes poderão votar no texto que acharem melhor e, ao final, o parlamentar recebe um relatório sobre como foi a participação e as sugestões apresentadas. Para Ferri, isso torna o processo legislativo mais participativo.

Ferri também destacou o Expressão, que é um espaço semelhante a um fórum virtual, no qual deputados podem defender suas opiniões sobre temas em discussão na Câmara, e onde os internautas deixam seus comentários.

Outra atualização foi feita na participação das audiências interativas. Agora, além de acompanhar ao vivo, os internautas poderão encaminhar comentários e perguntas.

Acessos

O portal chegou a 50 milhões de acessos no ano passado. Cristiano Ferri acredita que esse tipo de interação faz aumentar o interesse da população sobre o que acontece na Câmara. "As redes sociais, como Facebook e Twitter, não são as mais adequadas para abrigar discussões complexas de políticas públicas, que reúnam todo os tipos de grupos e visões, por isso desenvolvemos um portal institucional para esse fim, onde o cidadão pode livremente conversar com os parlamentares."

A diretora-geral adjunta da Câmara, Cássia Ossipe, destacou a importância de se ampliar a participação do cidadão no processo legislativo. Ela acredita que o projeto pode se tornar um canal eficiente de comunicação entre a população e os parlamentares. "Nossa expectativa é que cada vez esse projeto se torne mais institucional dentro da Casa. Não apenas como uma possibilidade de participação do cidadão, mas realmente como uma participação mais efetiva", afirmou.

O e-Democracia busca, por meio da internet, incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País e a população.

Fonte: Agência Câmara Notícias

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário