CLDF lança nesta sexta (7) laboratório de inovação para ampliar transparência Criar novas formas de acessar as diversas informações ge...
CLDF lança nesta sexta (7) laboratório de inovação para ampliar transparência
Qualquer pessoa que queira desenvolver soluções tecnológicas voltadas à cidadania, como um aplicativo para celulares, por exemplo, pode trabalhar livremente no ambiente do LABHINOVA, com acesso à internet e a dados disponibilizados por servidores da Casa. A equipe do laboratório hacker será multidisciplinar, com foco na diversidade social e de gênero, no entanto, reduzida para dar agilidade ao processo de tomada de decisão. Além dos hackers, o grupo vai estar em contato com especialistas em áreas como jornalismo de dados, direito, mídias sociais e comunicação, gestão, programadores, entre outros.
O trabalho desburocratizado, sem hierarquias e sem censura dos hackers será feito em uma sala moderna e aconchegante no térreo da Câmara Legislativa. A localização, próxima à praça do servidor, facilita a entrada e a participação de pessoas que transitam no edifício.
O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), observa que a inauguração do LABHINOVA é resultado da política de gestão estratégica institucional da Casa e será um facilitador do controle social por parte dos cidadãos. "O propósito foi trazer para o convívio da Casa de Leis cidadãos inovadores que apresentem ideias e projetos de aplicativos para aperfeiçoar a transparência de dados legislativos e, com isso, apresentar o processo legislativo à sociedade, bem como a atuação parlamentar, propiciando um novo olhar, mais intuitivo e acessível, sobre os dados produzidos no Parlamento", explica o presidente.
Colaborativo – Laboratórios hackers, como o já existente na Câmara dos Deputados - e que vai acompanhar o início dos trabalhos na CLDF -, estão em constante parceria com outros órgãos que desenvolvam iniciativas semelhantes para trocas de experiências entre parlamentos e sociedade civil, com aporte de ideias e inteligência coletiva para construção de novos projetos e soluções.
"A participação colaborativa será uma das principais frentes na promoção de soluções que busquem envolver a sociedade com a atividade legislativa. A ressignificação da Câmara Legislativa do DF passa, necessariamente, por medidas inovadoras e o conhecimento que se busca propor servirá de estímulo para o envolvimento das mais variadas áreas da sociedade num processo de reformulação do papel da CLDF no exercício da sua atividade fim", acrescenta Joe Valle.
Fonte: CLDF
COMENTÁRIOS