MTEC Energia

Governo ilegítimo de Temer acerta a conta com a mídia golpista

Medida Provisória de Temer legaliza privilégios aos maiores apoiadores do golpe: os meios de comunicação privados do Brasil O professo...

Medida Provisória de Temer legaliza privilégios aos maiores apoiadores do golpe: os meios de comunicação privados do Brasil



O professor da Universidade de Brasília, Venício Lima, considera que a primeira vitória da articulação golpista contra o governo do presidente João Goullart, foi a aprovação, ainda em 1962, do Código Brasileiro de Telecomunicações. Em diversos artigos publicados, Lima descreve a articulação dos setores empresariais ligados a radiodifusão no Brasil, para derrubar os 52 vetos impostos pelo presidente Goullart, ao projeto de regulamentação aprovado pelo Congresso.

A imensa maioria dos vetos foram justificados por apresentarem elementos de inconstitucionalidade. Cada um deles foram derrubados pelo Congresso do golpe, depois de consolidada uma articulação que, mais tarde, daria origem à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), como reconhece a própria organização em seu site.

A relação intrínseca entre os golpes no Brasil e os meios de comunicação, organizados em forma de monopólio, fica evidente quando os governos golpistas decidem pagar a conta. Em 1965, um ano após o golpe militar, o General Castello Branco saldou a dívida com seus maiores aliados, a família Marinho, permitindo a criação da Rede Globo de Televisão através de financiamento estrangeiro, à época, proibido pela Constituição.

Já no golpe mais recente, o governo ilegítimo de Michel Temer decidiu pagar a conta do golpe com dinheiro vivo. A verba publicitária do Governo Federal teve um aumento de mais de 100% no mês de dezembro de 2016, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Alguns meios, os mais alinhados, receberam incrementos inéditos em suas receitas com publicidade federal. A revista Veja, por exemplo, recebeu um aumento de 400%. Já a Istoé, teve um incremento de mais de 800% em 2016.

Não bastasse o aumento milionário na verba publicitária destinada aos grandes meios de comunicação, o governo Temer decidiu alterar o marco regulatório do setor através de uma Medida Provisória, em benefício das empresas. Segundo o coletivo Intervozes, “foi excluído do texto da lei a previsão de cumprimento de ‘todas as obrigações legais e contratuais’ e o atendimento ‘ao interesse público’ como requisito para o direito à renovação das outorgas”.

O coletivo diz ainda que a MP do governo Temer busca “oficializar o uso e exploração privada e particular das outorgas por meio do mercado, reduzindo as obrigações que os concessionários devem respeitar, anistiando todos aqueles que não tiveram a mínima capacidade de solicitar a renovação de suas licenças dentro dos prazos e legalizando um verdadeiro balcão de negócios das concessões de rádio e TV”.

A organização ainda destaca o único veto de Michel Temer ao texto da MP aprovada pelo Congresso: “por orientação da Casa Civil, foi excluído do texto sancionado a autorização para que políticos detentores de foro privilegiado pudessem ser diretores ou gerentes de rádios comunitárias”.

A medida, classificada pelos defensores da democratização da comunicação como um “escárnio”, foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, dia 29 de março, e comemorada pelos empresários do setor, acostumados a se beneficiar da participação ativa nos sucessivos ataques à democracia no Brasil.

Da Página do MST

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário