MTEC Energia

O ciclo perverso de Temer é uma cópia da ‘década perdida’ dos anos 80

Por Fernando Horta* Acho que agora as pessoas comuns são capazes de entender os chamados “ciclos virtuosos” e “ciclos perversos” da ec...

Por Fernando Horta*
Foto: http://economic-basic.ru

Acho que agora as pessoas comuns são capazes de entender os chamados “ciclos virtuosos” e “ciclos perversos” da economia.

No governo Lula havia o chamado ciclo virtuoso. O Brasil vendia mais, por isto produzia mais. Com a produção e vendas aquecidas pagava-se mais impostos e o Lula destinava estes impostos ao aumento dos salários, programas sociais e infra estrutura. Com isto aumentava o consumo, que fazia aumentar a produção e assim os impostos arrecadados. Levando ao reinício do ciclo.
Havia a questão do mercado externo aquecido? Havia.
Havia a questão do boom das commodities? Havia.

Mas o essencial foi a utilização da mesma lógica do New Deal americano para a economia brasileira.

Qual o preço disto? Empresas vão lucrar mais na escala e não no aumento das margens, empresas estatais terão seus lucros reduzidos para servirem de apoio ao ciclo todo (mantendo preço da gasolina, luz e etc.). Ocorre valorização do trabalho para manter o mercado interno aquecido o que provoca transferência de renda dos mais ricos para os grupos medianos e pobres.

Agora o ciclo perverso de Temer que é uma cópia do nosso período dos anos 80 que foram chamados de “década perdida” onde tínhamos “estagflação” (estagnação econômica mais alta inflação).

No governo Temer, reduz-se o custo da mão de obra o que impacta imediatamente no tamanho do mercado interno. Com menos gente para comprar as empresas produzem pouco para manter o preço alto e demitem para baixar os custos. Com demissões e diminuição da atividade econômica cai a arrecadação da união e das empresas estatais. Esta queda serva para Temer mostrar o “peso” dos programas sociais e falar em acabar com eles e vender empresas públicas “não lucrativas”. Com estas vendas, ocorrem mais demissões e o rebaixamento do valor do trabalho (já que sobra gente a lutar por qualquer valor a ser pago) e assim diminui ainda mais o consumo e a arrecadação. As empresas privatizadas não têm seus serviços melhorados e apenas seu mercado expandido, aumentando tarifas e gerando lucro para iniciativa privada a partir dos investimentos que foram feitos enquanto a empresa era pública.

Com mais gente desempregada e o consumo menor diminui a arrecadação e isto é desculpa para mais cortes de direitos e privatizações. E assim o ciclo volta a acontecer até o extermínio físico da população. 

A eventual diminuição “do tamanho do estado” é falácia pois diminui o estado produtor e aumenta o repressor. Tem que contratar mais policial, comprar mais aparato e gastar mais em mídia para continuar batendo em povo pobre e matando gente com fome ou sem casa com a conivência da classe média.

Qual o preço disto? Transferência de renda para os mais ricos, privatização de todas as riquezas para pagar “déficits” criados a partir do ciclo perverso. Diminuição do valor do trabalho e prevaricação da mão de obra. Como se contém a inflação? Diminuindo o consumo e aumentando os juros.

É o fim do país...

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário