MTEC Energia

ARTIGO: As influências da mudança no Novo Código de Processo Civil nos Condomínios

O Novo Código de Processo Civil já está em vigor, porém, você, como síndico, já parou pra pensar como isso irá afetar no seu trabalho? Na ro...

O Novo Código de Processo Civil já está em vigor, porém, você, como síndico, já parou pra pensar como isso irá afetar no seu trabalho? Na rotina do seu condomínio? O artigo 784 do Novo Código de Processo Civil trouxe uma significativa mudança para os síndicos e condôminos

Esse artigo passou a tratar os crédito referente a contribuições ordinárias e extraordinárias de condomínio editalício prevista em convenção ou acordada em assembleia geral como títulos executivos extrajudiciais:

Art. 784. São títulos executivos extrajudiciais:

(...)

X - o crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, previstas na respectiva convenção ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas;

Isso significa que a cobrança judicial dessas taxas mudou. Será muito mais célere e simples. Não será mais necessário todo o processo de conhecimento que os síndicos que já trilham esse caminho a mais tempo estão acostumados. A partir desse novo Código, a ação proposta para a quitação das dívidas condominiais será uma Ação de Execução de Título Extrajudicial.

Ou seja, o condômino será citado para pagar a dívida no prazo de 3 dias. Caso não o faça, ocorrerá a penhora de bens, e, a depender do caso, poderá ocorrer a penhora inclusive do próprio imóvel.

Art. 829. O executado será citado para pagar a dívida no prazo de 3 (três) dias, contado da citação.

§ 1o Do mandado de citação constarão, também, a ordem de penhora e a avaliação a serem cumpridas pelo oficial de justiça tão logo verificado o não pagamento no prazo assinalado, de tudo lavrando-se auto, com intimação do executado.

§ 2o A penhora recairá sobre os bens indicados pelo exequente, salvo se outros forem indicados pelo executado e aceitos pelo juiz, mediante demonstração de que a constrição proposta lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente.

Além da celeridade que o novo código trará para cobrança de dívidas condominiais, o devedor poderá ter seu nome incluído no cadastro de inadimplentes, caso seja requerido pelas partes.


Art. 782. Não dispondo a lei de modo diverso, o juiz determinará os atos executivos, e o oficial de justiça os cumprirá.

(...)

§ 3o A requerimento da parte, o juiz pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.


Por fim, o Novo Código de Processo Civil trata em seu artigo 246, V de uma nova forma de citação, que poderá ser feita por meio eletrônico, conforme regulado em lei. Todas as mudanças trarão celeridade aos processos de cobrança, colaborando para o fim da inadimplência nos condomínios.

Gabriela Notine Peixoto OAB-DF 47.248
Cel (61)8458-6005
E-mail: gabrielanotine@gmail.com

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário