MTEC Energia

Os congressistas brasileiros mais populares na internet

Uma análise dos sites e redes sociais revela os parlamentares mais influentes no mundo digital FELIPE GERMANO (TEXTO) E MARCO VERGOTTI ...


Uma análise dos sites e redes sociais revela os parlamentares mais influentes no mundo digital

FELIPE GERMANO (TEXTO) E MARCO VERGOTTI (GRÁFICO)
13/03/2014 07h01 - Atualizado em 13/03/2014 08h47


Os congressistas brasileiros descobriram a internet. Entenderam que as redes sociais e os sites são fundamentais para se comunicar com seus eleitores. Mas ainda não se dedicam com afinco a atender os leitores pelos canais digitais. Essa é a principal conclusão de um levantamento feito pela Medialogue, agência digital de pesquisa em mídia. Eles avaliaram como os 513 deputados federais e 81 senadores usaram redes como Facebook e Twitter e seus próprios sites, entre agosto e outubro de 2013. Depois, compararam com o levantamento anterior, de 2011.

A primeira conclusão do estudo é que há um aumento no uso da internet pelos políticos. De certa forma, os congressistas foram aonde o povo está. A soma dos internautas que acompanham parlamentares no Twitter e no Facebook passou de 3,2 milhões para 9 milhões. É mais gente que o eleitorado da cidade de São Paulo. “O Facebook se consolidou como ferramenta preferida pelos políticos. Se há um local onde o debate ocorrerá, é lá”, diz Alexandre Secco, diretor da Medialogue e coordenador da pesquisa.

Apesar da crescente adesão dos congressistas às ferramentas digitais, seu uso ainda deixa a desejar. O estudo avaliou a diversidade de meios usados, a interação com os leitores, a transparência e a audiência dos políticos. Isso tudo gerou uma nota de 0 a 10, que avalia a influência desses políticos na internet. Por esse indicador, o desempenho do Congresso caiu. Em 2011, a nota máxima foi 8. Em 2013, foi 7. A média geral também caiu de 4 para 3. O deputado carioca Romário (PSB) se destaca quando o quesito é popularidade. Ele é líder de seguidores no Twitter e no Facebook, com um total de 1.102.641 internautas, mas não conseguiu a nota máxima da edição. O deputado baiano Jean Wyllys (PSOL), com 356.892, atingiu a nota 7. Ele responde aos e-mails e coloca no Twitter opiniões sobre as causas gays, sua principal bandeira política. Também expõe seus projetos de lei nas redes sociais e é aberto aos comentários dos participantes. Como as redes e as eleições se relacionarão no futuro é uma pergunta ainda sem resposta. “A internet é um meio relativamente novo na política, um uso experimental, mas crescerá nos próximos anos”, diz o cientista político Valeriano Costa, da Universidade de Campinas.

As notas dos congressistas - edição 822 (Foto: Felipe Germano (texto) e Marco Vergotti (gráfico))

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário