41% dos jovens brasileiros não concluem o Ensino Médio

Partilhar:
Danntec Engenharia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Esse é o resultado de levantamento feito por uma instituição privada, que revela ainda haver 2,4 milhões de brasileiros entre 4 e 17 anos fora da escola. São muitas as causas para esse elevado índice de evasão. Além da baixa oferta de vagas na educação pública, as deficiências gerais do sistema escolar, que começam pelos baixos salários pagos aos seus profissionais, falta de infraestrutura adequada, a necessidade de os jovens ingressarem cedo no mercado de trabalho e a falta geral de perspectivas são algumas das principais causas levantadas. Todo esse quadro se agrava ainda mais quando, para enfrentar a crise pela via (não justificável) da redução dos gastos públicos, se verifica que os cortes se concentram nas áreas sociais, com destaque para a Educação.

O capitalismo brasileiro, como o capitalismo em geral, é altamente excludente. Em seu conjunto, as empresas e o Estado não precisam de muitos trabalhadores qualificados, e a promoção de justiça social e bem-estar raras vezes esteve presente na proposição e implementação das políticas públicas.

A luta pela universalidade do acesso ao sistema estatal de ensino, gratuito e de alta qualidade, assim como a luta pela garantia da aplicação dos recursos orçamentários necessários e sua ampliação é uma luta central que deve constar de todas as pautas dos movimentos sociais no caminho da emancipação humana, da superação do capitalismo e suas mazelas.

Saiba Mais
Partilhar:

ABBP

ATUALIDADE POLÍTICA

Brasil

educação

MCB

NOTICIAS

Opine: