MTEC Energia

Em entrevista, Ricardo Lustosa Jacobina, faz um balanço de dois anos de gestão em Taguatinga

O Administrador Regional de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina, concedeu uma entrevista exclusiva para o portal. Nela ele fez um balanço ...

O Administrador Regional de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina, concedeu uma entrevista exclusiva para o portal. Nela ele fez um balanço desses dois anos de gestão na Administração, fala também de seus projetos e dos presentes que pretende dar à cidade que completa 59 anos de fundação em 2017. Confira a entrevista na íntegra

1- SENHOR ADMINISTRADOR, COMO FOI SEU TRABALHO NESSES DOIS ANOS À FRENTE DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE TAGUATINGA?

Esses dois anos foram anos muito positivos, porque nós conseguimos mudar a história da gestão de Taguatinga. A Administração passou por uma grande reformulação no que tange ao tratamento com a comunidade, com o levantamento de demandas, ao acesso à informação e ao administrador. A participação dos moradores na construção da solução foi a grande marca dessa gestão. Em dois anos fizemos mais de 2000 atendimentos direto na administração, demonstrando o fácil acesso da comunidade e criamos alguns serviços, como o Whatsapp do Administrador - que aproxima a comunidade da administração, o Gabinete Aberto - estrutura que pode receber qualquer pessoa sem o trabalho de estar com horário marcado.

2- O SENHOR TAMBÉM CRIOU O GABINETE ITINERANTE, CORRETO? COMO FUNCIONA ISSO?

O Gabinete Itinerante é exatamente a ponte entre os moradores e a administração. Nesse caso, toda estrutura operacional da Administração vai para as ruas, fica localizada em determinado ponto da cidade e atende as demandas daquela localidade. Por exemplo: ao invés de um morador sair durante o dia ou no horário comercial, em que provavelmente estará trabalhando, a Administração se instala em sua comunidade após as 20h, monta toda estrutura e assim faz uma ouvidoria em que pode responder prontamente. Um caso recente é que, graças a um Gabinete Itinerante, construiremos o campo sintético da M norte na QNM 36/38 – uma vontade antiga dos moradores que tomamos conhecimento assim.

3- ENTÃO O GABINETE ITINERANTE REVELA UMA REAÇÃO MUITO INTERESSANTE DA ADMINISTRAÇÃO. QUANDO A COMUNIDADE PEDE, A ADMINISTRAÇÃO ATENDE, É ISSO?

A Administração consegue levar todos os órgãos do governo para o Gabinete Itinerante e estreitar essa relação. Algumas demandas podem ser solucionadas imediatamente e outras precisam de mais tempo. Às vezes é uma limpeza, uma poda ou uma operação tapa buraco resolvemos rapidamente. Quando é uma solicitação de obra ou mesmo demandas de certame de licitação demora mais um pouco, mas temos conseguido resultado bem rápido.

4- ADMINISTRADOR RICARDO, COMO É O RELACIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DE TAGUATINGA COM O GOVERNADOR RODRIGO ROLLEMBERG? ELE TEM AJUDADO A CIDADE, INVESTIDO E ATENDIDO DEMANDAS?

O Governador tem sido muito presente em Taguatinga e em Brasília, realizando um trabalho muito próximo das Administrações. Tanto é que criou a Secretaria das Cidades, uma estrutura que dá apoio direto às Administrações. Demandas que demorariam muito tempo para serem respondidas agora tem o prazo encurtado. Essa é uma demonstração de um governo sério, preocupado com a cidade.

5- A DEPUTADA SANDRA FARAJ É DE TAGUATINGA E PARECE QUE TEM AJUDADO MUITO A CIDADE. COMO É O RELACIONAMENTO DA DEPUTADA COM VOCÊ?

Eu sou sim indicação da Deputada Sandra Faraj pelo relacionamento de convivência e pela confiança do governador com ela, tanto é que fizemos parte da coligação vitoriosa que levou o Rodrigo Rollemberg ao governo. A minha indicação passou por um critério muito técnico. Eu tenho dois cursos superiores, duas pós-graduações e já tive experiência como Administrador Regional antes fizeram diferença. O governador queria um perfil técnico para mudar a história de Taguatinga, porque os Administradores de outras gestões apareciam em páginas policiais envolvidos em várias operações. Então, era preciso uma pessoa que imprimisse um novo ritmo de transparência, celeridade e moralização e esse foi o nosso condão. A deputada Sandra foi a mais bem votada em Taguatinga e a mulher melhor eleita na Câmara Legislativa. Ela é uma deputada de Taguatinga e de todo Distrito Federal. Em 2016 e 2016 ela enviou para a Administração de Taguatinga mais de 15 milhões de reais em emendas parlamentares para obras de infraestrutura. Não gastou dinheiro fazendo shows nem eventos – não que isso não seja lícito, mas a prioridade nesse momento são as obras estruturais. Em 2015, com emenda da deputada de mais de 7 milhões, conseguimos trocar o asfalto da Avenida Samdu. Essa ajuda é excelente, mas é uma pena não tenhamos mais deputados apoiando.

6- ENTÃO PODE-SE DIZER QUE É IMPORTANTE TER UM PARLAMENTAR COM OLHAR PARA CIDADE, QUE CUIDE E QUE AME A CIDADE?

Eu digo mais. É importante que as Administrações Regionais tenham um bom relacionamento com a Câmara Legislativa. Não só um deputado, mas todos. Eu tenho buscado apoio dos 24 parlamentares e tenho um bom transito na casa, tanto é que facilita a busca para soluções de problemas.



7- FIQUEI SABENDO QUE O SENHOR CRIOU O PROJETO ESCOLA DA COMUNIDADE EM TAGUATINGA. COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE ISSO?

A Escola da Comunidade aproxima o cidadão comum, o prefeito comunitário, o síndico e diversos outros da estrutura do governo como estado, oferecendo cursos para direcionar e profissionalizar; ensinando ação e prática e dando direcionamento técnico. Muitas pessoas têm se formadas nessa Escola e, com isso conseguem até uma colocação no mercado de trabalho.

8- ADMINISTRADOR QUAL O SEU POSICIONAMENTO COM RELAÇÃO A INSTALAÇÃO DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO GDF EM TAGUATINGA?

Olha eu acredito que a mudança da nova sede para a região administrativa de Taguatinga é geograficamente interessante. Taguatinga passou a ser o grande centro de Brasília. Ela meio que está no centro de tudo, perto de Ceilândia, da Candangolândia, de Samambaia, de Águas Claras, do Recanto das Emas. do Racho Fundo, e ela ficou cercada por tudo. Geograficamente é um local interessante para se concentrar os serviços do governo. Mas o governador tem que ver a viabilidade econômica para o governo.

9- ADMINISTRADOR, PARA FINALIZAR, OS MORADORES COBRAM MUITO A QUESTÃO DOS BURACOS. TAGUATINGA TEM 58 ANOS E O ASFALTO É ANTIGO, RAZÃO QUE CAUSA MUITOS BURACOS NA CIDADE. O SENHOR TEM ALGUM PROJETO PARA 2017 E 2018 PARA RECAPEAMENTO DE ASFALTO EM TAGUATINGA? E COMO ANDA A OPERAÇÃO TAPA BURACOS?

Você falou tudo. Taguatinga tem 58 anos, caminhando para o 59º agora. Uma cidade que já é uma jovem senhora. Um asfalto de 40 anos não tem condição de sofrer mais reparos. Nós estamos trabalhando em parceria com a NOVACAP e com a Secretaria de Obras para fazer uma grande recuperação de asfalto em Taguatinga. Mas uma coisa deve ficar clara: apesar da Administração estar apanhando, a responsabilidade de toda malha viárias do DF é única e exclusivamente da NOVACAP. A Administração tenta buscar soluções paliativas para problemas imediatos, como buracos que surgem na via. Temos uma equipe de reeducandos*. Ajudamos esses presos na ressocialização e montamos uma equipe de tapa buraco para ajudar a comunidade. Nós não temos nem recurso para fazer o recapeamento dessa magnitude. A Administração é tolhida do ponto de vista político a realizar obras dessa magnitude. O máximo de valor que conseguimos executar é de 1 milhão e meio, o que não seria suficiente para trocar o asfalto de Taguatinga inteira. Mas temos procurado respeitar a comunidade, atender as demandas que podemos e buscar o apoio da NOVACAP para que problemas maiores sejam resolvidos.


10- E OS PLANOS PARA REALIZAÇÕES NESSE ANO NA ADMINISTRAÇÃO DE TAGUATINGA?

Em 2017 temos que fazer a cidade andar. Construímos com apoio da comunidade um plano de ação para 2017 que traga efetividade na segurança – com iluminação pública, e mobilidade – com construção de ciclovias e melhoramento de calçadas. E melhorar as vias com a troca dos asfaltos. Essa é a meta para esse ano.

11- ADMINISTRADOR DEIXE A SUA MENSAGEM DE OTIMISMO PARA A POPULAÇÃO DE TAGUATINGA?

No dia que eu assumi, uma pessoa me perguntou: quem é você?. Eu respondi da seguinte forma: eu sou o ambulante, eu sou a dona de casa, sou o vendedor da loja, eu sou o motorista de ônibus, sou o jardineiro. Eu sou taguatinguense. Então, eu acho que estamos no melhor momento que Taguatinga já teve na sua história. É tempo de transformação, e toda mudança é positiva. Quando eu mudo, tudo muda. Eu me sinto muito entusiasmado com essa cidade, sou apaixonado por ela e minha mensagem para cada taguatinguense é: vamos amar Taguatinga. Vamos acreditar em Taguatinga. Vamos construir, juntos, uma Taguatinga melhor a cada dia. 


Fotos e matéria: Amarildo Mota.

Fonte: Blog do Amarildo.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,27,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,26,agro,175,agroindústria,6,agronegócio,35,água,36,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,21,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,24,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,19,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,784,automobilsmo,4,aviação,8,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,27,Brasília,45,BRB,28,brics,5,caesb,12,café,4,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,105,Cidades,117,ciência,14,cinema,14,CLDF,68,clima,23,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,16,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,23,comunicação,5,comunidade,3,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,32,condomínio,72,condomínios,16,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,38,construtoras,5,consulta pública,13,consumidor,27,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,125,curso superior,3,cursos,28,data comemorativa,31,debate,3,Defesa,9,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Detran,39,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,10,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,64,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,19,Distrito Federal,100,ditadura militar,6,dívidas,19,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,366,economistas,3,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,259,eleições,171,Eleições 2022,144,eleitor,14,eletricidade,11,elevadores,8,Embaixadas,5,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,65,empresas,98,energia,80,engenharia,116,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,42,entretenimento,28,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,66,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,143,Eventos,9,exercícios,3,exportação,19,falecimento,5,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,1,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,21,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,35,finanças pessoais,67,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,12,gastronomia,41,GDF,228,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,328,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,108,greve,7,Grupo Pereira,1,guerra,17,habitação,65,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,7,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,5,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,92,impeachment,4,impostos,85,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,59,inelegibilidade,3,Informação,31,informática,1,ingressos,1,inovação,60,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,30,internet,75,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,170,juventude,4,Lançamento,1,lazer,34,Legislação,7,lei,17,LGPD,6,licitação,14,livro,18,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,2,medicina,17,MEI,1,meio-ambiente,59,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,80,Mulheres na Política,10,multa,6,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1057,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,110,ocupe o centro,1,opinião,138,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,11,pesquisa,23,petrobras,13,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,71,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,302,população,2,Porto Alegre,2,postos de saúde,16,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,20,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,3,privatização,1,Procon,2,profissional,28,profissões,8,Projeto de Lei,74,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,29,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,27,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,501,sedhab,2,segeth,1,segurança,110,seguro,9,selo de qualidade,2,senado federal,21,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,23,setor energético,25,setor produtivo,32,sia / guará,14,sindicatos,18,síndico,125,síndicos,9,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,19,sonegação,10,sorteio de casas,1,STF,24,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,67,tarifas,24,taxa,8,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,6,tecnologia,146,telecomunicação,16,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,78,Trabalho,26,transito,5,trânsito,35,transporte,6,transporte coletivo,47,transportes,29,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,57,turismo,60,TV,10,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,30,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Em entrevista, Ricardo Lustosa Jacobina, faz um balanço de dois anos de gestão em Taguatinga
Em entrevista, Ricardo Lustosa Jacobina, faz um balanço de dois anos de gestão em Taguatinga
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTUwBxUTkLVbkf94DojvO7FXRDOfvuM7yuJL9RXGqrIzCLgpV7h9xENx8KE10XjZGwyHqq2VASeB3xS7eIAeMK9fA0IowaF6j6WyC7Oe6zPxcZlYZU87j6xfB5km1k8tT7Crj1_KRfNSo/s400/Ricardo-Lustosa-Jacobina+%25282%2529.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTUwBxUTkLVbkf94DojvO7FXRDOfvuM7yuJL9RXGqrIzCLgpV7h9xENx8KE10XjZGwyHqq2VASeB3xS7eIAeMK9fA0IowaF6j6WyC7Oe6zPxcZlYZU87j6xfB5km1k8tT7Crj1_KRfNSo/s72-c/Ricardo-Lustosa-Jacobina+%25282%2529.jpg
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2017/02/em-entrevista-ricardo-lustosa-jacobina.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2017/02/em-entrevista-ricardo-lustosa-jacobina.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário