MTEC Energia

O que o síndico deve saber sobre o desligamento do sinal analógico de TV?

Imagine chegar em casa, depois da jornada de trabalho, ligar o televisor para assistir ao programa preferido e ver somente chuviscos na tela...

Imagine chegar em casa, depois da jornada de trabalho, ligar o televisor para assistir ao programa preferido e ver somente chuviscos na tela...


chuviscos na tela da TV analógica por falta de sinal

Pois essa situação hipotética tornar-se-á realidade em poucos dias aqui no DF e nas cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Desde o dia 15 de fevereiro deste ano foi determinado pelo Ministério das Comunicações que as emissoras teriam o sinal analógico desligados gradativamente, a começar pela cidade de Rio Verde (GO). A experiencia de Rio Verde deu ao MC uma medida do impacto que essa ação teria na sociedade e pode monitorar o comportamento dos telespectadores com a finalidade de ter maior tranquilidade no processo de transição do sinal de TV, que se estenderá até 2018.

A próxima localidade a ser contemplada com o desligamento do sinal analógico de TV será o Distrito Federal. A data marcada, que seria primeiramente em 3 de abril de 2016, foi adiada para 26 de outubro de 2016 e novamente protelada para o próximo dia 17 deste mês de novembro. Com isso, a Assosindicos DF e o SINTEC-DF estão preparando algumas ações de divulgação no mês do síndico que servirão para orientar todos os moradores de condomínios do DF e entorno.

O síndico será o agente de propagação dessa informação de caráter social e de utilidade pública pois é ele o representante da coletividade que vive nos condomínios. As orientações sobre o evento de proporção nacional servirão para respaldar o síndico no atendimento aos condôminos. Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que significa esse desligamento e por isso não estão dando a devida importância. Assim, ao receber a orientação de especialistas no assunto, o síndico poderá responder às dúvidas de todos.

Algumas questões mais complexas exigem conhecimento técnico e dessa forma é importante que o síndico receba o apoio dos técnicos filiados ao SINTEC-DF. Muitos prédios são dotados de sistema de antena coletiva e por isso mesmo o síndico será questionado quanto ao funcionamento adequado desses equipamentos. Alguns condomínios têm, inclusive, equipe de manutenção periódica para o sistema de antena coletiva. O que poderá ajudar o síndico mas não resolverá o problema de todos os moradores. Para que cada morador possa assistir aos programas habituais é necessário que possua um aparelho conversor de sinal digital ou um televisor que esteja preparado para receber o sinal digital de TV.

Naturalmente algumas pessoas, ao se depararem com a falta de imagem no televisor, procurarão os responsáveis pela manutenção do edifício para fazer a reclamação. Via de regra o primeiro a ser lembrado é o síndico e essa situação pode ocasionar conflito entre moradores e síndico devido à insatisfação de não ter os canais de TV habituais funcionando.

A preocupação da Assosindicos DF em parceria com o SINTEC-DF está em orientar as pessoas quanto ao funcionamento do sistema e a instalação adequada para cada condomínio. Os prédios nem sempre possuem sistema de antena coletiva. Em vista disso, a Assosindicos DF e SINTEC-DF estao disponibilizando em seus sites um cadastro para os síndicos de condomínios que se enquadram nessas características. A ideia é convidar aqueles que demonstrarem interesse em participar da palestra de orientação sobre a novidade. Já que o síndico é um excelente propagador de informações da comunidade.


Desligamento TV analogica - Condominios e antenas coletivas do DF
FOTO: Emerson Tormann


Possíveis problemas a serem enfrentados

  • Oportunismo: um evento de tamanha proporção causará uma espécie de "corrida do ouro" de profissionais de toda ordem com a intenção de obter dinheiro fácil instalando antenas e conversores. Portanto, cuidado! Exija dos profissionais a devida qualificação e certifique-se de que ele tem conhecimento para executar a tarefa com qualidade. Os antenistas, como são conhecidos, devem ter formação técnica em telecomunicações ou eletrônica e registro no Conselho de Engenharia - CREA-DF.
  • Segurança: a falta de sinal em decorrência do desligamento do sistema analógico de TV aumentará consideravelmente a demanda de contratação de serviço de instalação de antenas e conversores. Sendo assim, cabe ao síndico orientar os porteiros e condôminos quanto aos procedimentos de segurança para cada profissional que quiser adentrar ao condomínio para executar a tarefa. Ficará mais fácil eliminar os oportunistas verificando se possuem habilitação profissional ou registro no CREA-DF.
  • Qualidade: mesmo que pareça um tarefa fácil, a instalação de antenas e conversores seguem algumas regras. A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT recomenda alguns procedimentos para a melhor prática nas instalações de antenas. Já o síndico deve ficar atento à norma NBR 16280 - Gestão de Reformas publicada em abril de 2014. A referida NBR, tem como objetivo regulamentar e ordenar todos os tipos de reformas em edificações, seja nas unidades individuais ou até mesmo nas áreas comuns, determinando procedimentos mais rígidos em todas as fases, antes, durante e depois das reformas, interferindo diretamente nos projetos, execuções e segurança.
  • Garantia: além da qualidade nos serviços, o sindico deve ficar atento a garantia dos equipamentos e da instalação. Os profissionais e/ou empresas responsáveis devem oferecer garantia da mão de obra que foi executada. O prazo pode variar, mas de acordo com o Art. 26 do código de defesa do consumidor, o cliente tem 30 dias para reclamar seus direitos em caso de inconformidades.
  • Conflitos: por maior que seja o alarde e o esforço em fazer chegar a informação às pessoas, nem sempre é possível atingir a todos. Sempre haverá os que nunca ouviram falar no assunto ou, se ouviram, não deram a devida importância achando que aquilo não os afetaria. Sendo assim, cabe ao síndico estar preparado para enfrentar o problema, contemporizando a situação junto ao condômino, fazendo com que o morador entenda, evitando a discussão, com argumentos claros e objetivos.

A Associação dos Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - Assosindicos DF e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Distrito Federal - SINTEC-DF convidam a população para participar dessa mobilização.  - "Os condomínios nem sempre possuem antenas e cabos adequados ao sistema digital de TV. A boa qualidade de som e imagem dependem de uma instalação bem feita, por profissional ou empresa habilitada, com produtos recomendados, garantia e nota fiscal. Só assim o síndico terá o conforto de assistir o melhor da TV digital sem a preocupação com interrupções." - Garante Emerson Tormann, Presidente da Assosindicos DF e Diretor Regional do SINTEC-DF.

INSCREVA-SE AQUI

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,27,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,26,agro,175,agroindústria,6,agronegócio,35,água,36,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,21,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,24,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,19,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,784,automobilsmo,4,aviação,8,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,10,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,27,Brasília,45,BRB,28,brics,5,caesb,12,café,4,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,105,Cidades,117,ciência,14,cinema,14,CLDF,68,clima,23,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,16,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,23,comunicação,5,comunidade,3,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,32,condomínio,72,condomínios,16,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,38,construtoras,5,consulta pública,13,consumidor,26,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,40,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,125,curso superior,3,cursos,28,data comemorativa,31,debate,3,Defesa,9,democracia,7,dengue,13,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Detran,39,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,10,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,17,diploma,1,direita,2,direito,64,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,19,Distrito Federal,100,ditadura militar,6,dívidas,19,documento,7,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,4,ecologia,8,economia,365,economistas,3,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educa,1,educação,259,eleições,171,Eleições 2022,144,eleitor,14,eletricidade,11,elevadores,8,Embaixadas,5,empreendedorismo,47,empreender,13,empregado,12,empregos,65,empresas,98,energia,80,engenharia,116,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,42,entretenimento,28,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,1,esporte,66,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,143,Eventos,9,exercícios,3,exportação,19,falecimento,5,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,1,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,21,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,35,finanças pessoais,67,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,18,Galeteria Beira Lago,1,gás,12,gastronomia,41,GDF,228,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gilvan Máximo,1,Gim,1,Goiás,328,golpe,23,golpismo,10,Governador,51,Governo,108,greve,7,Grupo Pereira,1,guerra,17,habitação,65,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,7,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,5,IBRAM,3,Idoso,8,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,92,impeachment,4,impostos,85,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,59,inelegibilidade,3,Informação,30,informática,1,ingressos,1,inovação,60,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,30,internet,75,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,83,Juarezão,1,justiça,170,juventude,4,Lançamento,1,lazer,34,Legislação,7,lei,17,LGPD,6,licitação,14,livro,18,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,2,medicina,17,MEI,1,meio-ambiente,59,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,11,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,80,Mulheres na Política,10,multa,6,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,16,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1057,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,110,ocupe o centro,1,opinião,138,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,52,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,11,pesquisa,23,petrobras,13,petróleo,16,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,69,POLÍCIA FEDERAL,1,Política,302,população,2,Porto Alegre,2,postos de saúde,16,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,20,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,3,privatização,1,Procon,2,profissional,28,profissões,8,Projeto de Lei,74,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,29,rádio,2,recicláveis,1,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,26,reformas,9,registro,4,regras de convivência,14,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,501,sedhab,2,segeth,1,segurança,110,seguro,9,selo de qualidade,2,senado federal,21,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,23,setor energético,25,setor produtivo,32,sia / guará,14,sindicatos,18,síndico,125,síndicos,9,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,19,sonegação,10,sorteio de casas,1,STF,24,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,67,tarifas,24,taxa,8,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,6,tecnologia,146,telecomunicação,16,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,78,Trabalho,26,transito,5,trânsito,35,transporte,6,transporte coletivo,47,transportes,29,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,57,turismo,60,TV,10,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,30,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: O que o síndico deve saber sobre o desligamento do sinal analógico de TV?
O que o síndico deve saber sobre o desligamento do sinal analógico de TV?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikgHQWWyqQGflqC5jeEixa_llF8j0tpC5Yu00eOMJY7j29s2tqb1RxNCvDvQMIh39XK4bcGBLIPQcb1sVCId5G59aH_vzAQ9aohUhrywVXHX2WNfpIPOH9ZSnKtS4CFccNssVSeVckR50/s1600/TV-analogica-tubo.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikgHQWWyqQGflqC5jeEixa_llF8j0tpC5Yu00eOMJY7j29s2tqb1RxNCvDvQMIh39XK4bcGBLIPQcb1sVCId5G59aH_vzAQ9aohUhrywVXHX2WNfpIPOH9ZSnKtS4CFccNssVSeVckR50/s72-c/TV-analogica-tubo.gif
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2016/11/o-que-o-sindico-deve-saber-sobre-o.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2016/11/o-que-o-sindico-deve-saber-sobre-o.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário